SóProvas


ID
5456782
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todos os animais apresentam mecanismos para controlar a perda e a absorção de água, processo denominado osmorregulação. Para manter o equilíbrio, o animal pode ser iso-osmótico ao seu ambiente, ou seja, ter a mesma osmolaridade de seu ambiente. Uma outra maneira é ser osmorregulador, ou seja, o animal controla a sua osmolaridade interna de acordo com o ambiente em que se encontra.

Animais marinhos, de água doce e terrestres desenvolveram várias adaptações para manter seu equilíbrio hídrico, como é o caso de

Alternativas
Comentários
  • Osmorregulação em  marinhos: Os peixes marinhos vivem em ambientes com uma quantidade de sal superior à quantidade de sal no interior de seu corpo. Para evitar que percam água e que fiquem com excesso de sais no meio interno, eles contam com alguns recursos. Esses animais bebem água do mar e eliminam o excesso de sal. Essa eliminação ocorre por meio da ação de células especiais nas brânquias que, por intermédio de transporte ativo, secretam o excesso de sal. Além disso, esses animais formam uma urina concentrada, sendo fundamental, portanto, o papel dos rins nesse processo.

    https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/osmorregulacao-nos-peixes.htm

    LETRA D

  • Sobre o item: há suspensão das imunidades e, não, perda.

  • A questão fala sobre o mecanismo de osmorregulação, que controla a perda de água e sais no corpo para manter o equilíbrio no seu funcionamento, afirmando que um animal pode ter a mesma osmolaridade do ambiente ou controlar de acordo com o local que se encontra. O mecanismo de osmorregulação é caracterizado pelo controle da concentração de sais e água no organismo, para manter a quantidade necessária no seu funcionamento. Os peixes ósseos marinhos vivem em ambiente com muito sal e ingerem sal em excesso, então para não perder uma grande quantidade de água, eles são capazes de eliminar os excessos de sais pelas brânquias e produzir uma urina bastante concentrada e em pouca quantidade. Os peixes de água doce vivem onde a concentração de solutos no seu corpo é maior que no ambiente, então evitam perder água para manter a quantidade de sais necessários no organismo. Eles absorvem água e sais necessários pelas brânquias e excretam uma urina bastante diluída e abundante. Os tubarões e demais peixes cartilaginosos apresentam concentração de soluto similar à água do mar e possuem uma grande quantidade de ureia no sangue que mantém essa concentração isotônica, não perdendo água para o meio. As aves marinhas possuem glândulas de sal nasais que eliminam o excesso de sal do organismo e excretam ácido úrico (amônia transformada). Os animais que vivem em regiões desérticas podem ter várias maneiras de evitar a perda de água, como por exemplo extrair água da urina, fezes mais secas, diminuição na transpiração, alimentação que confere água com mais facilidade de armazenamento. (Osmorregulação e excreção. Disponível em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Fisiologia.... Acesso em março de 2022; Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

     

    Fonte das imagens: site sobiologia.com.br



    Animais marinhos, de água doce e terrestres desenvolveram várias adaptações para manter seu equilíbrio hídrico, como é o caso de


    A) peixes de água doce, que são hiperosmóticos em relação ao ambiente em que vivem. Esses animais absorvem sais pelas brânquias e excretam urina muito concentrada. Incorreta. Os peixes de água doce excretam uma urina bastante diluída e absorvem íons e água pelas brânquias, mas evitam perder água para manter a quantidade de sais necessários no organismo.

    B) tubarões e outros peixes cartilaginosos que apresentam osmolaridade muito similar à da água do mar. Assim como os peixes ósseos, esses animais eliminam os sais pelas brânquias. Incorreta. Os tubarões e demais peixes cartilaginosos apresentam concentração de soluto similar à do mar, porém eles não excretam sais ou água pelas brânquias, pois possuem uma grande quantidade de ureia no sangue que mantém a concentração isotônica.

    C) animais que vivem em regiões desérticas, que minimizam a perda de água, ingerindo alimentos úmidos e excretando a água produzida pela respiração celular na urina. Incorreta. Os animais que vivem em regiões desérticas podem ter várias maneiras de evitar a perda de água, como por exemplo extrair água da urina, fezes mais secas, diminuição na transpiração, alimentação que confere água. Mas não excretam água produzida pela respiração celular na urina.

    D) peixes ósseos marinhos que perdem muita água por osmose. Esses animais eliminam ativamente os sais pelas brânquias e produzem um pequeno volume de urina. CORRETA. Como os peixes ósseos marinhos vivem em ambiente com muito sal, eles ingerem sal em excesso e precisam eliminar, então excretam os sais pelas brânquias e produzem pouca urina, apensar de bastante concentrada.


    E) aves marinhas, que bebem água do mar e excretam o excesso de sal na forma de ureia e amônia na urina e nas glândulas de sal presentes na cabeça. Incorreta. As aves marinhas possuem glândulas de sal nasais que eliminam o excesso de sal do organismo, porém eles excretam ácido úrico (amônia transformada) e não ureia.



    Gabarito do Professor: D