SóProvas


ID
5457004
Banca
VUNESP
Órgão
EsPCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale o conceito correto em Farmacovigilância.

Alternativas
Comentários
  • A) A assertiva apresenta a definição de Efetividade. A eficácia é avaliada no contexto de ensaio clínico controlado.

    B) A assertiva apresenta a definição de qualquer evento não avaliável ou inclassificável, independente de ser ou não grave.

    D) A assertiva apresenta a definição de evento adverso grave inesperado não listado. Os eventos listados são consistentes com a bula.

    E) A assertiva apresenta a definição de efeitos do tipo D. Efeitos do tipo C aumentam a frequência de uma doença "espontânea".

    Gab: C

  • A. Eficácia. Grau em que determinada intervenção leva a um resultado benéfico, sob certas condições, medido no contexto de um ensaio clínico controlado.

    A DEFINIÇÃO DADA NO ITEM REFERE-SE A EFETIVIDADE.

    B. Não avaliável/inclassificável: notificação que sugere uma reação adversa, mas que não pode ser julgada porque a informação é insuficiente ou contraditória e cujos dados não podem ser verificados ou completados.

    C. ITEM CORRETO

    D. Evento adverso grave esperado listado: evento adverso sério (grave) cuja natureza ou severidade é consistente com a informação descrita na brochura do investigador ou na bula do medicamento como informação básica de prescrição.  

    O ITEM DÁ A DEFINIÇÃO DE EVENTO ADVERSO GRAVE INESPERADO NÃO LISTADO

    E. Efeitos tipo C: situações nas quais a utilização do medicamento, frequentemente por razões desconhecidas, aumenta a frequência de uma doença “espontânea”. Os efeitos tipo C podem ser graves e frequentes (incluem, por exemplo, os tumores malignos), e podem ter efeitos sobre a saúde pública. Podem ser coincidentes, e frequentemente se relacionam com efeitos prolongados. Em muitos casos, não há sequência cronológica sugestiva, e pode ser difícil provar a associação com o medicamento.

    A DEFINIÇÃO DADA NO ITEM REFERE-SE AOS EFEITOS DO TIPO D