SóProvas


ID
5457055
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Ao analisar o futuro do trabalho na sociedade resultante da quarta Revolução Industrial da internet das coisas, que alguns autores chamam de “sociedade com custo marginal zero”, a tendência é a eliminação crescente de postos de trabalho em categorias até agora pouco ameaçadas, como caminhoneiros e trabalhadores de confecções. A automação e a robótica eliminariam diversos cargos na prestação de serviços, e mesmo os trabalhadores do conhecimento poderão ser dispensados pela utilização da mesma tecnologia que desenvolve TI. Megadados e algoritmos reduziriam o custo marginal da mão de obra, e haveria uma desvinculação entre produtividade e emprego. E, sem empregos, quem compraria as mercadorias? Velha questão, já situada e sempre retomada no debate sobre as crises cíclicas do capitalismo. Sobre o novo mundo do trabalho marcado por uma cultura tecnocrática, cujo espaço virtual é a internet, podemos afirmar que, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • C

    No trabalho em hardware e em call center não há padronização, com trabalho altamente taylorizado. Nesses, como nos de software, a precariedade encontra-se mais nas relações de trabalho e menos nas condições de trabalho extenuantes, nervosas e emocionais. Ou seja, o trabalho formalizado atenua, praticamente, eliminando a precariedade.

  • Questão embasada no artigo : TRABALHO DIGITAL E EMPREGO: a reforma trabalhista e o aprofundamento da precariedade (https://www.scielo.br/j/ccrh/a/PD9ywtNMPmKM4YDdH7jWc6n/?lang=pt)