Lida a questão, vamos à resolução:
A síndrome de Burnout é decorrente do estresse laboral crônico, tem sido crescentemente registrada na literatura técnico-científica e caracteriza-se pela exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. A notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho é compulsória e obrigatória, portanto o caso deve ser notificado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, e o hospital deve emitir o Comunicado de Acidente de Trabalho. Alternativa A está correta.
A síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros. Alternativa B está errada.
Se o funcionário for afastado com suspeita da Síndrome de Burnout deve ser emitida a CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho). Alternativa C está errada.
O caso deve ser notificado no SINAN, e o hospital deve emitir CAT independentemente da quantidade de empregos do trabalhador. Alternativa D está errada.
A CAT deve ser emitida independentemente do afastamento. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra A
Bibliografia
Silveira ALP, Colleta TCD, Ono HRB, Woitas LR, Soares SH, Andrade VLÂ, et al. Burnout Syndrome: consequences and implications of an increasingly prevalent reality in health professionals' lives. Rev Bras Med Trab.2016;14(3):275-284.
Ministério da Saúde do Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde / Ministério da Saúde do Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil; organizado por Elizabeth Costa Dias ; colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. – Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001.