SóProvas


ID
5461555
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao considerar a macrocompartimentação do relevo brasileiro, não se pode negligenciar sua natureza morfogenética. A compartimentação atual tem fortes ligações genéticas com o soerguimento da plataforma sul-americana e com processos erosivos muito marcantes nas bordas das bacias sedimentares em concomitância com o soerguimento da plataforma sul-americana.
(Jurandyr Luciano Sanches Ross.
Geografia do Brasil, 2001, p. 52. Adaptado)
O relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem sua gênese, que são:

Alternativas
Comentários
  • Relevo é tema clássico e recorrente. Para estudar o tema corretamente é necessário compreender os processos de formação, os principais tipos de relevo brasileiros e os processos de modificação. As mais importantes formas de classificação também são um tópico importante. Sobre as unidades geomorfológicas mais importantes do Brasil buscamos a alternativa correta. 

    A) A intrusão magmática ocorre quando um fluxo de magma atinge a superfície e se solidifica formando uma área diferente em composição do seu redor. Este tipo de formação não é uma das unidades geomorfológicas relacionados aos processos descritos no texto associado como o soerguimento da plataforma sul-americana ou processos erosivos.

    B) No Brasil por falta de movimentos tectônicos recentes não há cordilheiras de montanhas de grande altitude sendo as áreas elevadas no país relevos residuais que não estão de acordo com os processos descritos no texto associado.

    C) Terrenos sedimentares não são unidades geomorfológicas fundamentais do Brasil.

    D) Terrenos cristalinos não são unidades geomorfológicas fundamentais do Brasil.

    E) Não é por acaso que estas são as unidades mais importantes da classificação de relevos produzida pelo professor Jurandyr Ross (autor do texto) e uma das classificações mais modernas e utilizadas no Brasil sobre o tema. Planaltos correspondem a áreas elevadas enquanto planícies são ambientes deposicionais para onde se depositam sedimentos erodidos enquanto depressões são áreas rebaixadas em relação ao seu entorno. 


    GABARITO DO PROFESSOR: D