A questão acima tem como tema a questão agrária aqui no Brasil e seu contexto histórico até chegar a sua dinâmica nos dias atuais.
Para responder corretamente a questão é importante que o candidato entenda os processos históricos que envolvem a questão agrária no Brasil e a sua dinâmica atual para a agricultura brasileira.
Feita a explicação prévia do que é pedido na questão, vamos analisar as alternativas abaixo:
Letra A - Incorreta, pois o êxodo rural (saída de trabalhadores do campo em direção às cidades) tem seu início definitivo na década de 1950, que foi quando o país começou a trazer indústrias estrangeiras. Além disso, esses trabalhadores rurais foram para as cidades, não porque procuravam melhores condições de vida nesses espaços urbanos, e sim porque houve uma grande falta de incentivo para a agricultura por parte do governo, que cortou subsídios e benefícios para esses trabalhadores. Somado a isso, o êxodo rural que teve seu grande ápice na década de 1970, ocorreu devido a modernização agrícola, que implantou máquinas - causando o desemprego estrutural - e endividou pequenos produtores - que venderam suas terras e sem opção foram para as grandes cidades em busca de novas oportunidades de vida -.
Letra B - Incorreta, pois embora movimentos sociais como o MST (movimento sem terra) desde a década de 1980 tenha atuado em busca de melhores condições para os camponeses visando uma reforma agrária para conter a grande concentração de terras, não tem o apoio do atual governo, que atua, de forma explícita, em favor de grandes e poderosos fazendeiros e latifundiários. Prova disso, é que em 2019, o governo vigente paralisou muitos processos de reforma agrária, além de entregar títulos de propriedades a vários ruralistas, o que intensifica a concentração de terras nas mãos de poucas pessoas.
Letra C - Incorreta, pois muitos conflitos de terras que envolvem indígenas, pequenos produtores e camponeses, trabalhadores rurais contra grandes grileiros, posseiros, latifundiários, geralmente são marcados por muita violência e inclusive levando a mortes de muitas pessoas. Segundo a Comissão Pastoral da Terra, em 2020, houve cerca de 914 mil pessoas envolvidas por conflitos fundiários, das quais 18 foram assinadas, evidenciando então a grande violência que ocorre nessas disputas.
Letra D - Correta, pois a Lei de Terras, instituída em 1850, temendo uma distribuição de terras para imigrantes europeus que estavam vindo ao Brasil, tinha o princípio de atribuir um valor de alto custo na compra e aquisição de terrenos agrícolas no país, o que impedia o seu acesso à ex-escravos, imigrantes e trabalhadores livres que não tinham poder aquisitivo para comprar essas terras. Com isso, grandes proprietários aumentaram suas posses e intensificou o processo de concentração de terras nas mãos de poucas pessoas.
Letra E - Incorreta, pois o MST, originado na década de 1980, é um dos mais respeitados movimentos sociais do campo no Brasil e até no mesmo no mundo. Prova disso é a sua grande representatividade nos estados brasileiros, uma vez que o movimento opera em 24 unidades federativas do país. Além disso, até 2010, segundo dados do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o movimento conseguiu incorporar 85,8 milhões de hectares de terras para a reforma agrária, que atenderam cerca de 924.263 famílias, um número bastante significativo e que gera reconhecimento a atuação do movimento.
Gabarito do Professor: Letra D.