SóProvas


ID
5463475
Banca
IDIB
Órgão
CRECI - 20ª Região (MA)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em determinada comunicação postal enviada ao cidadão Tício, o servidor Mévio registrou o motivo pelo qual havia sido indeferido o requerimento administrativo daquele e fez constar, no final da comunicação, a seguinte frase: “Um forte abraço a Sua Senhoria”. No caso, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Diretamente falando com a pessoa: Vossa Senhoria

    Indiretamente falando da pessoa: Sua Senhoria

  • Existem dois erros na redação conferida: o fecho (usa-se atenciosamente ou respeitosamente, o primeiro para hierarquias iguais ou inferiores; o segundo, para superiores) e o pronome de tratamento (usa-se "vossa senhoria" para dirigir-se à pessoa).

    Letra A

  • dois erros: imparcialidade no fecho e o uso incorreto do pronome de tratamento.
  • Um completo absurdo esta questão, pois não tem gabarito certo! A redação oficial deve ser totalmente impessoal, fato que não é observado. Ademais, ainda que admitisse pessoalidade, o pronome de tratamento correto, quando se dirige diretamente com quem se fala, é "vossa".

  • GABARITO:A.

    Analisando a questão!

    Primeiramente, sabemos que o requerimento foi enviado para o público externo, ou seja, um cidadão. Dessa forma, o documento foi enviado de um servidor para um cidadão. Observando as alternativas da questão:

    A- Mévio errou no uso da forma de tratamento “Sua Senhoria”. CERTO: Nesse caso, como perguntou somente sobre a forma de tratamento, a afirmação torna-se correta. Na hipótese de comunicação com particular, pode-se utilizar o vocativo Senhor ou Senhora e a forma utilizada pela instituição para referir-se ao interlocutor: beneficiário, usuário, contribuinte, eleitor etc. Como o servidor está se referindo ao cidadão diretamente, utiliza-se o termo "Vossa senhoria" no corpo do texto. Ainda, quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”. 

    B- A frase utilizada por Mévio estaria correta se tivesse utilizado a palavra “fortíssimo”. Errado: Devido ao princípio da impessoalidade, o servidor não pode utilizar termos que caracterizam a pessoalidade.

    C- O único erro da frase de Mévio foi na forma de tratamento, que deveria ser Vosso Senhor. Errado: No corpo do texto utiliza-se " Vossa senhoria" e sempre com impessoalidade.

    D - A frase utilizada por Mévio está completamente correta. ERRADO:

    Percebe-se que o servidor está fechando a comunicação, dessa maneira, seria correto fechar com atenciosamente (interlocutor de mesma hierarquia ou hierarquia inferior) ou respeitosamente (interlocutor de hierarquia superior). Seguindo assim, o manual de redação oficial e o princípio da Impessoalidade.

    "Faça das dificuldades sua motivação"

  • Péssimo. Questão sem gabarito correto.

  • E a impessoalidade ficou onde?

  • Típica questão que você escolhe a alternativa menos absurda.

  • Gabarito absurdo. Anulável. Marcas de pessoalidade e uso incorreto do pronome de tratamento.

  • ENTENDI!

    A

    Mévio errou no uso da forma de tratamento “Sua Senhoria”.

    O pessoal está questionando o fato dele ter usado o "forte abraço", sim, está errado também, assim como o termo "sua senhoria", os dois estão errados, e mesmo que tenha usado errado o "forte abraço" o que a letra A fala que está errado de fato está errado, continua errado.

    A letra A em nenhum momento falou que a única coisa errada na questão era o "sua senhoria", ela apenas disse que isso está errado, e de fato está errado.

    Já vi várias questões que utilizam esse método de questionamento. Por isso responder questões deixa a gente mais atento a coisas assim.

    Gabarito correto.

  • o examinador que faz uma questão dessa deveria ir pra cadeia.

  • Fiquei procurando resposta ...

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos fechos que podem ser empregados nas comunicações oficiais.



    O Manual de Redação da Presidência da República estabelece o emprego de apenas dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente - Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República; e Atenciosamente - Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos. Desse modo, verificamos que nenhuma das alternativas responde ao item e, portanto, caberia recurso.
    Entretanto, no momento da prova, para não ficar sem responder à questão, é importante escolher aquela que está em acordo com o que determina o Manual de Redação em relação ao uso do pronome de tratamento.

    Conforme explica tal manual, os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor. Já o pronome Sua Senhoria é utilizado para fazer referência a alguma autoridade (indiretamente).
    Sendo assim, como Mévio está falando diretamente com o receptor da comunicação, ele errou no uso da forma de tratamento, pois o correto é usar "Vossa Senhoria". Ou seja, a alternativa correta é a letra A.



    Gabarito do Professor: Letra A.




    OBS.: Com relação à afirmativa da letra C, "Vosso Senhor" não está entre as opções de pronome de tratamento.

  • A frase toda está incorreta. Absurdo mesmo

  • Pelo amor de Deus cara, 2021 e a banca não sabe criar UMA questão de redação oficial.

  • COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO.

    Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos fechos que podem ser empregados nas comunicações oficiais.

    O Manual de Redação da Presidência da República estabelece o emprego de apenas dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente - Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República; e Atenciosamente - Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos. Desse modo, verificamos que nenhuma das alternativas responde ao item e, portanto, caberia recurso.

    Entretanto, no momento da prova, para não ficar sem responder à questão, é importante escolher aquela que está em acordo com o que determina o Manual de Redação em relação ao uso do pronome de tratamento.

    Conforme explica tal manual, os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor. Já o pronome Sua Senhoria é utilizado para fazer referência a alguma autoridade (indiretamente).

    Sendo assim, como Mévio está falando diretamente com o receptor da comunicação, ele errou no uso da forma de tratamento, pois o correto é usar "Vossa Senhoria". Ou seja, a alternativa correta é a letra A.

    OBS.: Com relação à afirmativa da letra C, "Vosso Senhor" não está entre as opções de pronome de tratamento.

    FONTE: Dayanna Menezes, Graduada em letras na UEPB, Pós-graduada em leitura, análise e produção de texto na UnB e Mestre em Linguística na UERJ. Corretora de redação da banca CESPE/UNB e do ENEM., de Português, Redação Oficial, Secretariado