Conforme Araújo Júnior (2007, p. 25):
Indexação por extração automática: a indexação por extração consiste na retirada do texto de palavras que serão usadas para representar o seu conteúdo. Indexadores responsáveis por este trabalho deverão selecionar termos e/ou expressões que existem no texto para repesentar o seu conteúdo temático. Nesta tarefa são naturalmente escolhidas palavras que com maior frequência ocorrem no texto, sua posição no título ou no resumo e o contexto em que aparecem. Da mesma maneira, se o texto encontrar-se na forma eletrônica, o computador pode ser programado para selecionar e retirar com precisão absoluta, palavras e/ou expressões que mais ocorrem no texto, identificar sua posição e seu contexto.
Indexação por atribuição automática: este tipo de indexação é realizada pelo computador, desenvolvendo para cada termo atribuído uma espécie de 'perfil ', ou seja, um conjunto de palavras e/ou expressões que frequentemente ocorrem nos documentos e que seriam atribuídas por indexadores humanos Como exemplo, o autor propõe o perfil para o termo chuva ácida que incluiria no rol de termos: precipitação ácida, poluição atmosférica, dióxido de enxofre, etc.
Gab. D
ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.