SóProvas


ID
5464411
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Candelária - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“A _________ através de uma teia alimentar pode ser entendida como o aumento na concentração de um contaminante em um organismo em comparação com a concentração em sua presa” (MILLER et al., 2020).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
    • OCEANOS
    • MENU PRINCIPAL
    • SEVIÇOS E PRODUTOS

     

    Profa. Dra. Rosalinda Carmela Montone

    Bioacumulação é o termo geral que descreve um processo pelo qual substâncias (ou compostos químicos) são absorvidas pelos organismos. O processo pode ocorrer de forma direta, quando as substâncias são assimiladas a partir do meio ambiente (solo, sedimento, água) ou de forma indireta pela ingestão de alimentos quem contém essas substâncias. Esses processos frequentemente ocorrem de forma simultânea, em especial em ambientes aquáticos.

    Biomagnificação (ou magnificação trófica) é um fenômeno que ocorre quando há acúmulo progressivo de substâncias de um nível trófico para outro ao longo da teia alimentar. Assim, os predadores de topo têm maiores concentrações dessas substâncias do que suas presas.

    Embora, o termo "bioacumulação", possa ser confundido ou usado como sinônimo de “biomagnificação” ou mesmo “bioconcentração” existe uma distinção importante entre esses termos. Bioacumulação ocorre num nível trófico e representa o aumento da concentração de uma substância nos tecidos ou órgãos dos organismos. Bioconcentração ocorre quando as substâncias são absorvidas pelos organismos em concentrações mais elevadas do que o ambiente circundante. Assim, a bioconcentração e a bioacumulação ocorrem dentro de um organismo, enquanto que a biomagnificação ocorre entre os diferentes níveis da cadeia alimentar (níveis tróficos).

  • bioACUMULAÇÃO => É a acumulação no próprio organismo

    bioMAGNIFICAÇÃO => É a acumulação de nível em nível trófico. Quanto mais alto na cadeia mais acumulado ficará. Motivo: A planta absorve "pouco" contaminante. O rato come "várias plantas" contaminadas e bioacumula em seu corpo, gerando a primeira biomagnificação. Vem a cobra e come "vários e vários ratos" que então bioacumula em seu corpo a bioacumulação de vários e vários ratos, gerando então a segunda biomagnificação. E assim por diante. O raciocínio é que o próximo nível come mais do nível anterior e pega toda a bioacumulação da teia alimentar pra trás.