SóProvas


ID
5466352
Banca
FGV
Órgão
TCE-PI
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Embora a atividade de fiscalização seja considerada uma técnica de controle mais simples do que a auditoria, ela tem objetivos de grande relevância no âmbito da administração pública.

Entre os objetivos a seguir, o único que NÃO está associado à atividade de fiscalização é comprovar se o objeto dos programas de governo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Questão retirada do Decreto n. 3.591/2000 --> Dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

    Art. 4º O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza como técnicas de trabalho, para a consecução de suas finalidades, a auditoria e a fiscalização.

    § 2º A fiscalização visa a comprovar se o objeto dos programas de governo corresponde às especificações estabelecidas, atende às necessidades para as quais foi definido, guarda coerência com as condições e características pretendidas e se os mecanismos de controle são eficientes.

  • B

    atende às metas de efetividade seria

    atende ás necessidades de efeti.....

  • Efetividade tem a ver com o impacto produzido na sociedade, resultados produzidos, e NÃO com o bem fiscalizado em si.

    Bons estudos.

  • O próprio enunciado fala que fiscalização é uma técnica mais simples

    Olhando para as alternativas, só a "B" traz algo que necessitaria de análise aprofundada, sendo o resto basicamente um cara-crachá

  • B) auditoria operacional, não fiscalização

  • As normas do TCU dizem que fiscalização é gênero e auditoria é espécie, então a auditoria está contida entre os instrumentos de fiscalização. As bancas estão tratando como diferentes a partir do Decreto n. 3.591/2000. A CESPE já fez isso e agora a FGV. A letra B é o gabarito, pois refere-se a um dos objetivos da auditoria operacional.

  • Questão exige conhecimento do Decreto nº 3.591/2000, que dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.


    O Decreto, no seu art. 4º, dispõe o seguinte:


    Art. 4º O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza como técnicas de trabalho, para a consecução de suas finalidades, a auditoria e a fiscalização.



    § 1º  A auditoria visa a avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.


    § 2º A fiscalização visa a comprovar se o objeto dos programas de governo corresponde às especificações estabelecidas, atende às necessidades para as quais foi definido, guarda coerência com as condições e características pretendidas e se os mecanismos de controle são eficientes.


    A questão quer saber qual das alternativas apresenta um objetivo NÃO associado à atividade de fiscalização. Ora sistematizando o § 2º, temos que a fiscalização visa a comprovar se o objeto dos programas de governo:


    a)       corresponde às especificações estabelecidas;

    b)      se atende às necessidades para as quais foi definido;

    c)       se guarda coerência com as condições e características pretendidas; e

    d)      se os mecanismos de controle são eficientes.


    Vemos que as alternativas A, C, D e E correspondem ao elenco de objetivos dispostos no decreto.


    Quanto ao item B, que é o gabarito, baseado no Manual de Auditoria Operacional do TCU, entendo que é um objetivo relacionado a Auditoria Operacional.


    Para encerrar, apenas a título de enriquecimento, a quem interessar, sobre a afirmação trazida no comando inicial da questão quanto a fiscalização ser técnica mais simples que a auditoria, recomendo a leitura do artigo disponível no link https://repositorio.cgu.gov.br/bitstream/1/64191/1....


    Gabarito do Professor: Alternativa B.