GAB: D
A) Solicitamos a V. Exa. que designe vosso representante para compor o “Comitê para o Bem”, cuja descrição enviamos em anexo. ERRADO
Justificativa:
"Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor.
Exemplo: Vossa Senhoria designará seu substituto. (E não “Vossa Senhoria designará vosso substituto”) " MRPR, pág. 24.
B) Solicitamos a V. Sa. que envie seus dados de identificação para inclusão na base de dados do “Programa Viver Mais”. ERRADO
Justificativa: O Pronome de Tratamento Vossa Senhoria (V.Sa.) somente é usado para cargos militares - menos para o General. Nesse caso aplica-se Vossa Excelência (V. Exa.).
C) Solicitamos ao Caro Deputado que envie sua documentação para inclusão no processo. ERRADO
Justificativa: o Pronome de Tratamento adequado aos Deputados também é o Vossa Excelência (V. Exa.), tornando, portanto, a assertiva errada.
D) Solicitamos a V. Exa. que informe seu endereço eletrônico para fins de comunicações oficiais via internet. CERTO
Justificativa: A assertiva em questão está completamente correta.
- Não se usa crase antes de pronomes de tratamento, com exceção de dona, madame, senhora e senhorita, pois esses admitem crase.
- A concordância entre o Pronome de Tratamento e a pessoa com quem se fala está corretamente empregada na terceira pessoa.
Fiquem na paz!
Esta
é uma questão que exige do candidato conhecimento referente às regras para
emprego dos pronomes de tratamento na redação oficial.
a) De acordo
com o Manual de Redação, os pronomes possessivos referidos a pronomes de
tratamento são sempre os da terceira pessoa. Dessa forma, o correto é empregar o
possessivo "seu", não "vosso" e, assim, esta
alternativa está incorreta.
b) Os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor. Entretanto, Vossa Senhoria é empregado somente para cargos militares - exceto para o General. Sendo assim, esse não é o pronome adequado em uma comunicação enviada para um deputado federal e, portanto, a alternativa está incorreta.
c) O pronome de tratamento que deve ser empregado em comunicações destinadas a deputados é Vossa Excelência (V. Exa.). Além disso, o uso de "Caro" infringe o atributo da impessoalidade, que prevê que a redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora. Dessa forma, a alternativa está incorreta.
d) Conforme exposto na alternativa C, o pronome de tratamento que deve ser empregado em comunicações destinadas a deputados é Vossa Excelência (V. Exa.). Desse modo, esta alternativa está correta.
Gabarito do Professor: Letra D