SóProvas


ID
546811
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Há um processo de soldagem que utiliza como fonte de energia um arco elétrico, mantido entre o eletrodo, que é consumível, e o metal de base. Além disso, utiliza dióxido de carbono (CO2) ou uma mistura de gases com predominância de (CO2) para a proteção da zona do arco e da poça de fusão. Trata-se do processo de soldagem

Alternativas
Comentários
  • Definições:

    Solda por arco submerso:  É um método em que o calor necessário para fundir o metal é produzido por um arco elétrico criado entre a peça de trabalho e a ponta do arame de solda.  A ponta do arame de solda, o arco elétrico e a peça de trabalho são cobertos por uma camada de um material mineral granulado conhecido por fluxo para soldagem.

    Solda por eletroescória: A solda por eletroescória é um processo por fusão em que o calor gerado por efeito Joule é proveniente da passagem de corrente elétrica pelo eletrodo e pela escória eletrocondutora fundida.  

    TIG: É um processo de soldagem a arco elétrico, criado entre um eletrodo não consumível de tungstênio e o metal de base, envolto numa grande proteção gasosa. Essa proteção gasosa é constituída por gás hélio.

    MIG: É o processo de soldagem utilizando gás de proteção quando esta proteção utilizada for constituída de um gás inerte, ou seja, um gás normalmente monoatômico, como argônio ou hélio, e que não tem nenhuma atividade física com a poça de fusão.

    MAG: Quando a proteção gasosa é feita com um gás dito ativo, ou seja, um gás que interage com a poça de fusão (normalmente CO2).