Gabarito A
Esse é o tipo de questão na qual eliminamos da mais errada até encontrar a que sobrou:
b) Os EUA não aceitaram os termos definidos antes mesmo do final da Segunda Guerra, promoveram movimentos revolucionários por todo o globo para reduzir a influência soviética. Na verdade os EUA devolveram as colônias aos Impérios Coloniais. Foi justamente no final da década de 1950 até o final da década de 1970 que as Independências Afro-Asiáticas tomam forma.
c) A invasão da Tchecoslováquia e a ocupação do Afeganistão, ambas promovidas pelo Pacto de Varsóvia e efetivadas pelo Exército Vermelho, foram aprovadas internacionalmente. A aliança Pacto de Varsóvia não invadiu território algum, pois tratou-se de um pacto de defesa mútuo. Diferente da OTAN (NATO) este pacto não previu a possibilidade de intervenção militar. Segundo que foi justamente o contrário. A comunidade internacional reprovou a URSS pela invasão da Tchecoslováquia e do Afeganistão. Este último resultou no boicote as Olimpíadas de Moscou por parte dos EUA.
d) As revoluções de Cuba e China não foram articuladas pela URSS, mas foram muito comemoradas pela URSS que incluiu os novos países socialistas como aliados muito próximos. Essa questão pega os mais estudiosos. Sim, um CACDista, estudando pode cair nessa armadilha. A Revolução Cubana nasce como uma revolução nacionalista que visava derrubar o governo/ditadura de Fulgêncio Batista. Os comunistas cubanos não foram apoiados pela URSS durante a Revolução, pois os principais líderes tinham cortado relações com a URSS e visavam restabelecer as relações com os EUA. A Revolução Chinesa sim teve apoio soviético, mas a aliança entre a China continental e a URSS não duraria.
A alternativa a foi a alternativa que sobrou e contém erro. O alarmismo durante a Guerra Fria foi uma política do governo Reagan durante os anos 1980. Durante a década de 1960 o risco de guerra nuclear foi real, sobretudo à partir da Crise dos Mísseis em Cuba em 1962. Não dá pra dizer que durante toda a Guerra Fria o risco era exagerado.