A questão é sobre figuras de linguagem e quer que identifiquemos a figura de linguagem presente em “Aconteceu que passados quatro anos D. Elvira mudasse de residência para outro mundo...”. Vejamos:
.
A) Ironia.
Errado.
Ironia: é a figura pela qual dizemos o contrário do que pensamos, quase sempre com intenção sarcástica.
Ex.: Fizeste um excelente serviço! [para dizer: um serviço péssimo]
.
B) Eufemismo.
Certo. Há na frase um eufemismo. Pelo contexto, é possível entender que D. Elvira morreu (mudou de residência para outro mundo): "Aconteceu que passados quatro anos D. Elvira mudasse de residência para outro mundo, onde os necrologistas disseram que ela ia receber a palma do triunfo. A caridade do viúvo esfriou, e veio a um acordo com o marido da santa".
Eufemismo: consiste em suavizar a expressão de uma ideia triste, molesta ou desagradável, substituindo o termo contundente por palavras ou circunlocuções amenas ou polidas.
Ex.: Fulano foi desta para melhor. [= morreu]
.
C) Prosopopeia.
Errado.
Personificação: é a figura pela qual fazemos os seres inanimados ou irracionais agirem e sentirem como pessoas humanas. É um precioso recurso da expressão poética. Por meio desta figura, também chamada prosopopeia e animização, empresta-se vida e ação a seres inanimados.
Ex.: A Morte roubou-lhe o filho mais querido.
.
D) Hipérbole.
Errado.
Hipérbole: é uma afirmação exagerada. É uma deformação ela verdade que visa a um efeito expressivo.
Ex: Chorou rios de lágrimas.
.
E) Amplificação.
Errado.
Amplificação: figura que consiste em desenvolver um assunto enumerando detalhes ou particularidades.
.
Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
.
Gabarito: Letra B