SóProvas


ID
5472466
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão se refere ao texto a seguir.


O BBBismo

Mentor Neto*


A não ser que você more numa caverna, a essa altura já sabe que o BBB 21 está no ar e na mente de boa parte da população.


Como sempre acontece, antes da temporada começar, o programa é alvo de intensas críticas à Rede. Dizem que é um programa velho, que não aguentam mais, que a fórmula é repetida. Ou que é um absurdo encher uma casa de gente improdutiva para passar meses exercendo suas improdutividades.


Aí... ai, ai, ai!... O programa começa e todo mundo esquece as críticas. O País mergulha num experimento social seríssimo. O que parecem fofocas de um bando de aspirantes a celebridades são, na verdade, matéria bruta para estudos do comportamento humano. Nos quatro cantos das redes sociais surgem especialistas em ética, moral, neurolinguística, psiquiatria e outras disciplinas de humanas.


Então chegam às terças-feiras. Ah, às terças-feiras. O tribunal nacional se reúne para expulsar o fulano que tratou mal a fulana que por sua vez xingou o beltrano que está ficando com sicrana. O paredão é uma decisão tomada pelo espectador com seriedade. Muito mais do que em votações menos importantes.  


Aí, então, muito melhor ir no popular e sugerir o óbvio. Uma forma de governo tipicamente brasileira: O BBBismo. Funciona assim: Em 22 a gente coloca todos os candidatos na mesma casa por 4 anos. Isso mesmo. Governo com transparência 24 horas por dia.


Toda semana, as prioridades do país serão decididas nas provas. Ganhou a prova do líder, governa o país por uma semana. E o melhor, como não sabem o que está acontecendo do lado de fora da casa, não atrapalham a gente.


Poderemos, enfim, construir o país que sempre sonhamos.


Sem políticos pra estragar tudo.


* Escritor e cronista.

Isto É n. 2665, 17 fev. 2021, p. 66. Adaptado.

“Em contato com outras pessoas, na rua, na escola, no trabalho, observamos que nem todos falam como nós. Isso ocorre por diferentes razões: nascemos e crescemos em regiões e momentos diferentes; frequentamos a escola por menos ou mais tempo; convivemos em determinados grupos ou classes sociais. Essas diferenças no uso da língua constituem as variedades linguísticas”.

CEREJA, William Roberto, MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva: Texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 2013, p. 29.

A esse respeito, é correto afirmar que a linguagem usada por Mentor Neto está ligada à fala e a uma coloquialidade proposital exceto em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa C

    Solicita-se indicação que não possua marcas de oralidade e coloquialidade:

    A) “Sem políticos pra estragar tudo.”

    Incorreta. Há emprego do termo coloquial "pra", típico da oralidade.

    B) “Aí, então, muito melhor ir no popular e sugerir o óbvio.”

    Incorreta. Há supressão do verbo "ser/é" após a construção "ai, então", estruturação tipicamente encontrada na oralidade e em contextos informais.

    C) “Toda semana, as prioridades do país serão decididas nas provas”.

    Correta. Não são observadas quaisquer marcas de informalidade na passagem.

    D) “Em 22 a gente coloca todos os candidatos na mesma casa por 4 anos...”

    Incorreta. A utilização apenas do numeral "22" para fazer referência ao ano de 2022 e o uso de "a gente", em lugar da forma pronominal "nós", são marcas de informalidade típicas da linguagem oral.