Analisando as alternativas, temos:
A – Correta. O perfil do/a assistente social para atuar na Política de Assistência Social deve afastar-se das abordagens tradicionais funcionalistas e pragmáticas, que reforçam as práticas conservadoras que tratam as situações sociais como problemas pessoais que devem ser resolvidos individualmente.
B – Incorreta. O/a assistente social deve evitar intervenções orientadas por uma perspectiva social crítica, tendo em vista que as expressões da questão social sob o prisma teórico se diferenciam consideravelmente das situações que permeiam o cotidiano do trabalho.
C – Incorreta. O serviço social e a assistência social possuem significados análogos sendo, portanto, importante para a identidade profissional reconhecer o serviço social enquanto assistência social, enfatizando a histórica correlação entre ambos.
D – Incorreta. É desejável que o/a assistente social atue pela ampliação dos direitos sociais desde que sua prática não configure uma dimensão pedagógico-interpretativa e socializadora de informações e saberes no campo dos direitos, da legislação social e das políticas públicas, sendo está uma atribuição privativa da advocacia.
A questão requer leitura dos Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de Assistência Social (2011, p. 18), que estabelece que “o perfil do/a assistente social para atuar na política de Assistência Social deve afastar-se das abordagens tradicionais funcionalistas e pragmáticas, que reforçam as práticas conservadoras que tratam as situações sociais como problemas pessoais que devem ser resolvidos individualmente”.
Vamos, então, analisar as alternativas:
A – Correta. Liberdade.
B, C e D – Incorretas.
Gabarito: A
Referência:
CFESS. Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de Assistência Social. Brasília, 2011.