SóProvas


ID
5472550
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Seminário Nacional “O Trabalho do/a Assistente Social no SUAS”, Mioto (2009) propõe o debate sobre família e Assistência Social. Em seu raciocínio, a debatedora aponta duas concepções que percorrem essa discussão, a saber: a relação família e Assistência Social enquanto ajuda ou intervenção pública e a relação família e Assistência Social como direito de cidadania.

Avalie as afirmações sobre essas concepções, conforme o esquema de Mioto.

I - A concepção de ajuda pública ancora-se na ideia de que a família é a principal instância de proteção social.
II - A concepção de direito de cidadania ancora-se na ideia de que o Estado é a principal instância de proteção social.
III - A concepção de ajuda pública ancora-se na ideia de que a efetivação da proteção social exige a desmercadorização e a desfamilização das políticas sociais.
IV - A concepção de direito de cidadania ancora-se na ideia de que a presença do Estado na garantia dos direitos sociais contribui para a autonomia dos indivíduos em relação à família.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A gente paga essa plataforma pra quê?

  • Essa Plataforma tá cada dia pior, não tem questões atualizadas, não tem comentários de professores de Serviço Social. Qdo acabar a minha assinatura, vou migrar para a plataforma do Gran Questões. Fiz um teste com 20 questões por dia grátis, e fiquei encantada com tantas questões atualizadas, e com comentários de professores de Serviço Social. Essa QConcurso não tá mais valendo!!

  • (...) O que significa entender essa relação família e Assistência Social a partir da ajuda pública ou simplesmente Seminário Nacional - O Trabalho do/a Assistente Social no SUAS de uma intervenção pública? A relação família e Assistência Social entendida como ajuda pública ancora-se na ideia de que a família é a principal instância de proteção social. Desse modo, a Assistência Social estabelece-se ou aparece no momento em que a família fracassa na provisão do bem-estar para os seus membros. pg. 109/110

    O Seminário Nacional “O Trabalho do/a Assistente Social no SUAS”

    http://www.cfess.org.br/arquivos/SEMINARIO_SS_no_SUAS(2009).pdf

  • Complementando...

    Gab: C

    Concepção de ajuda/ intervenção pública - fundada na noção de falência e que tem como categorias norteadoras a patologia e a incapacidade (família "desajustada", "desestruturada") . Ancora-se na ideia de que a família é a principal instância de proteção social. Desse modo, a Assistência Social estabelece-se ou aparece no momento em que a família fracassa na provisão do bem-estar para os seus membros. 

    Concepção de direito de cidadania - Ela pauta o debate da relação família e Assistência Social no campo dos direitos sociais e da cidadania. Ou seja, na perspectiva de que o Estado constitui-se como instância principal de proteção social, e, à medida que ele assume esse papel, possibilita a autonomia dos indivíduos e torna-se força ativa no ordenamento das relações sociais. Dessa forma, a cidadania é atingida quando os direitos sociais, na prática e na legalidade, se tornam invioláveis e universais.

    Através desses dois processos- desfamiliarização e desmercadorização - é que o Estado age em direção ao abrandamento da responsabilidade familiar em relação à provisão de bem-estar social. Assim, rompe-se com a ideia de que a provisão de bem-estar social deve acontecer somente no caso da falência das famílias. A política social é pensada no sentido de socializar antecipadamente os custos enfrentados pela família, sem esperar que sua capacidade se esgote

    http://www.cfess.org.br/arquivos/SEMINARIO_SS_no_SUAS(2009).pdf