SóProvas


ID
5473195
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito dos disparos a curta distância, NÃO é correto afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • B) a presença de orla de tatuagem faz com que não sejam visíveis as demais orlas, uma vez que, por se tratar de uma área extensa de queimadura, inviabiliza a exposição das demais. 

    A assertiva esta errada pois podemos encontrar também orla de enxugo, de escoriação e aréola equimótica.

    Essas acima são sinais primários, observados em lesões de entrada, o que não permite dizer a distancia que foi efetuado o tiro, já na zona de tatuagem é possível periciar sobre a posição da vítima bem como a distância.

    ****OBS!****

    A LETRA "E" poderia estar errada também caso a alternativa pedisse com base na doutrina do França, uma vez que para ele "queima roupa" é ESPÉCIE de curta distância... seria na visão dele um tiro de "curtíssima distância".

    Assim, PARA ELE NÃO É SINÔNIMO.

    Não li o edital, mas pode ser que a doutrina indicada tenha sido do prof. Hygino!

    Qualquer equívoco, me reportem.

  • GAB: B

    A) Zona de tatuagem – fragmentos de pólvora incombusta (grãos que não sofreram combustão), funcionam como micro projéteis, marcam a pele.

    B) ERRADO. A presença da zona de tatuagem não interfere na presença das demais orlas ou zonas.

    C) zona de queimadura - também chamada de zona de chama ou zona de chamuscamento, tem como responsável a ação superaquecida dos gases que atingem e queimam o alvo. Nas regiões cobertas de pelos, há um verdadeiro chamuscamento mostrando-os crestados, entortilhados e quebradiços. Essa reação fala sempre em favor de orifício de entrada em deflagração à queima-roupa.

    D) O tiro à curta distância é aquele em que o projétil é lançado contra o alvo há uma distância capaz de causar o ferimento de entrada e os efeitos secundários, os quais são as lesões decorrentes da ação dos resíduos de combustão e semicombustão da pólvora, e das partículas sólidas do projétil. Não há uma espaço em centímetros que determine o tiro à curta distância, sendo esse determinado pela presença dos efeitos secundários. O ferimento desse tipo de tiro pode ter borda arredondada ou elíptica, orla de escoriação, zona de tatuagem, bordas invertidas, halo de enxugo, zona de esfumaçamento, zona de queimadura, aréola equimótica e zona de compressão de gases.

    O tiro à queima-roupa é uma forma de tiro à curta distância que além das zonas de tatuagem e de esfumaçamento, há a queimadura superficial dos pelos, cabelos, pele e zona de compressão de gases.

    E) CERTO. Esse é o entendimento mais cobrado pelas bancas.

  • Questão ruim; ao meu ver teriam duas questões erradas letra D e B . Não se determina em metros ou centímetros a distância , pois outros fatores estão relacionados a produção das orlas como : tipo de munição, inclusive tipo de armamento , com distâncias superiores a 1 metro ainda sim poderia ser considerado tiro a curta distancia se houver produção das orlas.

  • O termo "pólvora incombusta QUEIMAM" a pele tornou a questão bem esquisita.

    Essa banca é tradicionalmente ruim

  • BANCA LOUCA