SóProvas


ID
5473207
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Para se verificar a certeza da morte e evitar que alterações ocorridas após o óbito mascarem ou forneçam informações erradas sobre suas causas, é necessária a observação cuidadosa dos fenômenos cadavéricos. Os fenômenos cadavéricos são classificados em abióticos e transformativos; os primeiros ocorrem sem a interferência de agentes biológicos, enquanto nos transformativos essa interferência é intensa, exceção feita à autólise. Os abióticos se dividem em imediatos e mediatos ou consecutivos. São sinais de fenômenos abióticos imediatos os elementos listados nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • ABIÓTICOS IMEDIATOS:

    são todos os sinais que ocorrem no momento da morte, autorizando a conclusão deste fenômeno. São sinais rápidos No passado, alguns autores denominavam este momento como estado metagônico. Atualmente, como já mencionado, a perda das funções cerebrais é fator determinante para decretar tal estado.

    Os fenômenos abióticos imediatos são:

    a) Parada cardíaca

    b) Parada respiratória

    sinal de Winslow

    c) Perda de consciência

    d) Desaparecimento dos movimentos e do tônus muscular

    sinal de Rebouillat

    e) Perda da ação reflexa a estímulos táteis, térmicos e doloroso

    f) Perda de sensibilidade

    Sinal de Josat

    g) Relaxamento dos esfíncteres

  • Midríase refere-se a dilatação das pupilas, ou seja, o aumento das pupilas, enquanto Miose refere-se a diminuição das pupilas.

    Com a morte há o relaxamento dos esfíncteres, causando o esvaziamento do reto e da bexiga e as pupilas apresentam dilatação.

    FONTE: https://jus.com.br/artigos/33918/sinais-abioticos