GAB: A
Putrefação: Se divide em: CRO- -GA-COLI-ES:
1º Período Cromático ou de Coloração – Inicia-se pela mancha verde abdominal e vai difundindo-se por todo o abdome, tórax, cabeça e membros. O aparecimento dessa mancha surge entre 20 e 24h depois da morte.
2º Período Gasoso ou Enfisematoso – São os gases de putrefação que vão surgindo do interior do corpo humano, com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico.
3º Período Coliquativo ou de Liquefação – O corpo perde sua forma, a epiderme se desprega da derme, o esqueleto fica recoberto por uma massa de putrilagem, os gases se evolam e surge um grande número de larvas de insetos.
4º Período de Esqueletização – A atuação do meio ambiente e dos elementos que surgem no trabalho da desintegração do corpo faz com que o cadáver se apresente com os ossos quase livres, presos apenas por alguns ligamentos articulares. A cabeça se destaca do tronco, a mandíbula se despreende dos ossos da face e os ossos longos dos membros superiores e inferiores se solta.
B) a saponificação é um fenômeno transformativo conservador
C) Maceração: destruição dos tecidos moles do cadáver, através da ação prolongada pelos líquidos, podem ser: 1) submersos em meio líquido contaminado (maceração séptica) e, por ex.: fetos mortos (a partir do 6° mês) no interior do útero. (maceração asséptica) -> Pode ocorrer em: I) indivíduos: a) séptica (com germes); b) asséptica (sem germes); II) fetos
D) a circulação póstuma de brouardel ocorre quando todo o corpo está em decomposição, impregnado de uma mancha verde e em forma arborescente (período gasoso da putrefação). Surge entre 48 e 72 horas após a morte.
E) O início esqueletização vai depender bastante do local e condições de onde o corpo se encotra.
A esqueletização ocorre quando, após todo processo de decomposição, só sobraram os ossos e algumas cartilagens mais duras. Nesse caso, já não existe mais larvas se alimentando.
Na fase gasosa/enfisematosa:
NÃO É CARACTERÍSTICO, pode OU não aparecer a CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL (posição de lutador do cadáver), aparecem manchas escurecidas na pele no formato do contorno vascular, produzidas a partir da FORMAÇÃO DE GASES, que impeliram os vasos para as proximidades da superfície da pele, geralmente entre 36 a 48h após a morte, OU SEJA: de 3 a 5 dias.