SóProvas


ID
5473297
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Os fenômenos transformativos se dividem em dois tipos: conservadores e destrutivos. A respeito de tais fenômenos, é correto afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    Putrefação: Se divide em: CRO- -GA-COLI-ES:

    1º Período Cromático ou de Coloração – Inicia-se pela mancha verde abdominal e vai difundindo-se por todo o abdome, tórax, cabeça e membros. O aparecimento dessa mancha surge entre 20 e 24h depois da morte.

    Período Gasoso ou Enfisematoso São os gases de putrefação que vão surgindo do interior do corpo humano, com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico.

    Período Coliquativo ou de Liquefação – O corpo perde sua forma, a epiderme se desprega da derme, o esqueleto fica recoberto por uma massa de putrilagem, os gases se evolam e surge um grande número de larvas de insetos.

    4º Período de Esqueletização – A atuação do meio ambiente e dos elementos que surgem no trabalho da desintegração do corpo faz com que o cadáver se apresente com os ossos quase livres, presos apenas por alguns ligamentos articulares. A cabeça se destaca do tronco, a mandíbula se despreende dos ossos da face e os ossos longos dos membros superiores e inferiores se solta.

    B) a saponificação é um fenômeno transformativo conservador

    C) Maceração: destruição dos tecidos moles do cadáver, através da ação prolongada pelos líquidos, podem ser: 1) submersos em meio líquido contaminado (maceração séptica) e, por ex.: fetos mortos (a partir do 6° mês) no interior do útero. (maceração asséptica) -> Pode ocorrer em: I) indivíduos: a) séptica (com germes); b) asséptica (sem germes); II) fetos

    D) circulação póstuma de brouardel ocorre quando todo o corpo está em decomposição, impregnado de uma mancha verde e em forma arborescente (período gasoso da putrefação). Surge entre 48 e 72 horas após a morte.

    E) O início esqueletização vai depender bastante do local e condições de onde o corpo se encotra.

    A esqueletização ocorre quando, após todo processo de decomposição, só sobraram os ossos e algumas cartilagens mais duras. Nesse caso, já não existe mais larvas se alimentando.

  • Na fase gasosa/enfisematosa:

    NÃO É CARACTERÍSTICO, pode OU não aparecer a CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL (posição de lutador do cadáver), aparecem manchas escurecidas na pele no formato do contorno vascular, produzidas a partir da FORMAÇÃO DE GASES, que impeliram os vasos para as proximidades da superfície da pele, geralmente entre 36 a 48h após a morte, OU SEJA: de 3 a 5 dias.

  • Sobre a esqueletização:

    Esqueletização: há exposição de ossos e dentes.

    Cronologia muito variável. Pode ter início na 3ª/4ª semana e pode terminar em seis meses ou até mesmo demorar anos; depende dos fatores (clima, ambiente/fauna, ar livre, inumação, submersão etc). 

  • GABARITO A

    Efeitos destrutivos-> "A PM é destrutiva"

    Autólise

    Putrefação

    Maceração

    Efeitos conservadores -> CASA MUCO

    CAlcificação/petrificação

    SAponificação/adipocera

    MUmificação

    COrificação

  • O processo de esqueletização, que reduz o corpo somente aos ossos, pode variar de acordo com o tipo de ambiente que fica exposto o cadáver, entre dois a três anos.

  • D) INCORRETA.

    A circulação póstuma de Brouardel se encontra na fase gasosa ou enfisematosa da putrefação. Esse gases fazem pressão sobre o sangue que foge para a periferia e, pelo destacamento da epiderme, esboça na derme um desenho vascular.

    Genival Veloso de França, 11 ed., pág. 474.