SóProvas


ID
5473342
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O Sinal de Bonnet consiste em 

Alternativas
Comentários
  • sinal do funil (Bonnet) indica o sentido do trajeto, sempre do menor orifício para o maior, independentemente de estar entrando ou saindo do crânio. No caso, saindo, pois o orifício se apresenta maior na tábua externa do crânio. Sinal de Bonnet: indica o sentido do projetil de arma de fogo no osso, no caso, entrada.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk queeeeeeeeee m e r d a é essa??????

  • Só acertei porque a questão é repetida kkkkk

    • sinal do funil de Bonnet (ARMA DE FOGO) = O projetil de arma de fogo produz um orifício MENOR na primeira tábua óssea e outro MAIOR na segunda tábua óssea.

    • Sinal do espelho (Bonnet) (ESGORJAMENTO): Borrifo ou respingos de sangue no espelho nos casos de escorjamento suicida. (nunca tinha visto isso).

  • Sinal de que eu não sei é nada...

  • Tipo de questão que não importa quantas vezes eu fizer (fiz em dois dias consecutivos, pois é repetida) que sempre vou errar. nunca li nada sobre essa coisa do espelho ser tb um sinal de Bonnet. enfim. Concurseiro sofre.

  • Por quê a A está errada?

  • A) orifício de grande tamanho, estrelado, de bordas laceradas, evertidas e irregulares, com deslocamento dos tecidos do crânio, aspecto da cratera de uma mina, nos disparos encostados ou apoiados no crânio.  Estrelado, cratera, tiro encostado= mina de Hoffmann
  • Gabarito: D

    Sinal de Bonnet:

    ESGORJAMENTO: Consiste em respingos de sangue no espelho em casos de esgorjamento suicida.

    TIRO ENCOSTADO EM SUPERFÍCIE ÓSSEA (tópico da traumatologia lesões de ordem mecânica; perfuro-contuntende; provocando lesões perfuro-contusas) onde a "marca" indica o trajeto do projétil (projeto de entrada e saída): Ferimentos no plano ósseo serve para diferenciar orifício de entrada e saída de projétil de arma de fogo.

    ENFORCAMENTO:  é a ruptura das cordas vocais.

    Fonte: Colegas QC

  • consegui errar mesmo sendo questão repetida kkkkkkkkkkkkk

  • Questão mal formulada, não deixou claro qual dos sinais de Bonnet estava cobrando.

  • > DISPARO ENCOSTADO: a boca do cano da arma é pressionada contra o corpo da vítima. 

    >> Se A PELE ficar marcada por um desenho que reproduz a “boca” da arma (queimadura no orifício de entrada) formará o sinal de PUPPE-WERKGAERTNER (cano encostado no corpo). O tiro é dado em lugares em que os gases podem entrar e se espalhar. Ex. na barriga.  

    >> Se o tiro for com o cano encostado em um LUGAR COM OSSO, por exemplo, o crânio, os gases não terão para onde ir e irão estufar a pele até estourar formando um buraco com a pele virada para fora (pele evertidabanana descascada), a que se dá o nome de “CÂMARA OU BOCA DE MINA DE HOFFMAN”. O orifício de entrada será maior do que o diâmetro do projétil (ESTRELADO).  

    >> SINAL DE BENASSI: é a zona de ESFUMAÇAMENTO em superfície óssea onde o projétil penetrou que demonstra que o tiro foi encostado.  

    >> Tronco de cone de BONNET: marca existente no caso de tiro transfixante na cabeça, tem importância, pois indica a entrada e saída do projétil, quando houver osso, porém, não possibilita indicar a distância. O orifício por onde entrou o projétil é menor do que o orifício do lado de saída do projétil, formando no trajeto um cone com bico cortado (truncado)

    ** para acertar a questao teria que ser por exclusao desses conceitos.

  • A) orifício de grande tamanho, estrelado, de bordas laceradas, evertidas e irregulares, com deslocamento dos tecidos do crânio, aspecto da cratera de uma mina, nos disparos encostados ou apoiados no crânio. ERRADO - Hoffmann

    B) esfumaçamento da tábua externa dos ossos do crânio, em casos de tiro encostado. ERRADO. Sinal de Benassi.

    C) ferimento de entrada ou de saída em ossos planos, mais comum em ossos do crânio, em disparos a curta ou curtíssima distância. ERRADO Funil de Bonnet.

    D) borrifo ou respingo de sangue no espelho nos casos de esgorjamento suicida. CERTO.  

    E) zonas decorrentes da combustão da carga do cartucho e dos gases produzidos sobre as vestes, que servem de anteparo. ERRADO