SóProvas


ID
5474215
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Araguaína - TO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O plano de contas é a estrutura sobre a qual se constrói e elabora a escrituração, com a finalidade de mantê-la ordenada de forma a obter, de maneira clara e objetiva, os dois instrumentos informativos mais importantes da contabilidade: o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. Sobre o Plano de Contas, analise as afirmativas a seguir:

I. O plano de contas é efetivamente o instrumento de consulta do profissional para fazer o lançamento contábil, pois indica qual conta deve ser debitada e qual conta deve ser creditada.
II. O grupo que agrega as contas que representam as despesas que influenciarão o resultado de vários exercícios futuros, tais como despesas pré-operacionais e benfeitorias em imóveis de terceiros, é o Passivo Exigível a Longo Prazo.
III. A conta Abatimentos da Receita Bruta reúne as contas que representam as vendas anuladas, os descontos incondicionais e os impostos incidentes sobre as vendas, dos quais o comerciante é mero repassador (ICMS, PIS e COFINS).
IV. As contas de segundo grau são aquelas que representam o agrupamento de contas em que se divide o ativo, o passivo e as contas de resultado, com o mesmo ordenamento em que é feita a apresentação das demonstrações contábeis.

É incorreto o que se afirma 

Alternativas
Comentários
  • Então, se você errou essa questão ou você est desatento ou ainda está começando na contabilidade. despesa é diferente de passivo Passivo: Natureza devedora, cresce com crédito e diminui com crédito. despesa: O completo oposto.
  • Pessoal, Lucas de Mello Vieira se equivocou em dois detalhes.

    Passivo: Natureza CREDORA. Cresce com crédito e diminui com DÉBITO.

    Despesa: Natureza devedora. Cresce com débito e diminui com crédito.

  • II. O grupo que agrega as contas que representam as despesas que influenciarão o resultado de vários exercícios futuros, tais como despesas pré-operacionais (podem compor o valor do ativo ou ir direto para despesa) e benfeitorias em imóveis de terceiros (é classifica em ativo e não em PELP), é o Passivo Exigível a Longo Prazo