-
LETRA D).
Com relação à organização, no sentido de estrutura organizacional, pode ser estruturada em DOIS níveis:
-FORMAL: decorre do próprio organograma organizacional, baseada na divisão de trabalho. É a estrutura pensada e colocada em prática em decorrência da cadeia de comando e da autoridade.
-INFORMAL: decorre basicamente da relação de coleguismo e afinidade de pessoal. Não é uma estrutura pensada nem possui relação com a autoridade, uma vez que decorre da convivência entre determinados grupos organizacionais.
-
Letra A (correto): Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir.
Os diretores dirigem os gerentes, os gerentes dirigem os supervisores e os supervisores dirigem os funcionários ou operários.
A direção pode ocorrer em três níveis distintos:
- Nível global: abrange a organização como uma totalidade. É a direção propriamente dita. Cabe ao presidente da empresa e a cada diretor em sua respectiva área. Corresponde ao nível estratégico da organização.
- Nível departamental: abrange cada departamento ou unidade da organização. É a gerência. Envolve o pessoal do meio do campo, isto é, do meio do organograma. Corresponde ao nível tático da organização.
- Nível operacional: abrange cada grupo de pessoas ou tarefas. É a supervisão. Envolve o pessoal da base do organograma. Corresponde ao nível operacional da organização.
Letra B (correto): Planejamento- As organizações não trabalham na base da improvisação. Quase tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. É a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.
- Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura.
- Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível.
- Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los.
- O planejamento define aonde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência.
Letra C (correto): O controle é um processo cíclico composto de quatro fases (pág184):
1.Estabelecimento de padrões ou critérios;
2.Observação do desempenho;
3.Comparação do desempenho com o padrão estabelecido;
4.Ação corretiva.
Letra D (errado): ...Dentro desse ponto de vista, a organização pode ser visualizada sob dois aspectos:
- Organização formal: baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades. É, portanto, a organização planejada ou a organização que está definida no organograma, sacramentada pela direção e comunicada a todos por meio dos manuais de organização. É formalizada oficialmente.
- Organização informal: emerge espontânea e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal e com base nos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos. Forma-se a partir das relações de amizade (ou de antagonismos) e do surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento formal.
Fonte: Livro Idalberto Chiavenato Introdução à Teoria Geral da Administração 9ª Edição.
-
A questão solicitou a alternativa incorreta em relação às funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.
A- CORRETA.
Quando uma questão citar a "abrangência de uma função administrativa", ela está falando de como essa função atua e se desdobra em determinado nível organizacional (são eles: o estratégico, o tático e o operacional). Vamos verificar isso para cada uma das funções, de forma resumida, de acordo com a obra de Chiavenato (2014):
Função Planejamento:
- Planejamento Estratégico: genérico, abrangente e de longo prazo.
- Planejamento Tático: setorial, menos genérico, médio risco e para execução em médio prazo.
- Planejamento Operacional: detalhado, voltado para operações, baixo risco e de curto prazo.
Função Organização:
- Organização no nível global: desenho organizacional.
- Organização no nível departamental: departamentalização.
- Organização no nível das tarefas e operações: desenho de cargos ou tarefas.
Função Direção:
- Direção no nível global: direção propriamente dita; diretores, dirigentes, presidentes. Cúpula da administração. Predominância das habilidades conceituais.
- Direção no nível departamental: envolve os gerentes. Meio do organograma. Predominância das habilidades humanas.
- Direção no nível operacional: envolve cada grupo. É a supervisão. Base do organograma. Predominância das habilidades técnicas.
Função Controle:
- Controle estratégico: tem efeitos globais. Exemplos: retorno de investimentos e demonstrativos de lucros e perdas.
- Controle tático: visa fazer o controle setorial. Exemplos: contabilidade de custos.
- Controle operacional: visa controlar a operação. Exemplos: controles de qualidade e de estoques.
B- CORRETA.
Planejamento é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato (2014), são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.
C- CORRETA.
A função de controle é aquela que monitora e compara os resultados com aquilo que foi planejado e faz a correção dos possíveis desvios.
O processo de controle possui 4 fases (Chiavenato, 2014):
- 1ª etapa: Estabelecimento de critérios ou definição de padrões: padrões se relacionam ao desempenho que se busca obter. São meios comparativos. Os tipos de padrões são os de: quantidade, de qualidade, de tempo e de custos.
- 2ª etapa: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações: refere-se à observação do desempenho.
- 3ª etapa: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios: é o confronto entre o desempenho e o padrão estabelecido.
- 4ª etapa: Medidas ou ações corretivas: ações que buscam manter o desempenho dentro do padrão esperado.
D- INCORRETA. "Em relação à abrangência, a organização pode ser estruturada em três níveis diferentes: formal, informal e social "
A abrangência da função organização é dada nos três níveis: global, departamental e operacional (ou tarefas e operações). (Fonte: Chiavenato, 2014, pág. 183).
Atenção: Veja que a questão quer saber a abrangência da organização como função e não da composição da organização como estrutura (formal e informal)
Para maiores detalhes, retorne ao comentário da alternativa "a".
Bibliografia:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública! Idalberto Chiavenato. 2.ed. Elsevier, 2008.
GABARITO: LETRA D
-
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los CESPE NÃO ACEITA ESSA DEFINIÇÃO COMO PLANEJAMENTO
-
Alternativa A. Certo. Todas as funções administrativas estão presentes nos três níveis administrativos.
Alternativa B. Certo. A alternativa descreve corretamente o conceito de planejamento.
Alternativa C. Certo. A alternativa descreve as etapas da função de controle, segundo Idalberto Chiavenato.
Alternativa D. Errado. Em relação à abrangência, a organização pode ser estruturada em três níveis diferentes: estratégico (global), tático (departamental) e operacional.
Gabarito: D