SóProvas


ID
5477347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1-II


    Historicamente, o meio ambiente tem sido tratado pela economia apenas como a fonte de recursos e o local de destino dos rejeitos do sistema econômico. Uma vez que não é preciso que todo ser humano aja sobre o meio ambiente para obter os materiais de que necessita, seu uso e seu consumo se fizeram de forma despreocupada ao longo do tempo. No final do século XVIII, a preocupação com a escassez começou a tomar forma com os estudos de Malthus, o qual avaliou que, com a limitação da quantidade de terra disponível para o plantio e com o contínuo crescimento populacional, a disponibilidade de alimentos seria restrita, vindo eventualmente a esgotar-se.

    Com o acúmulo histórico da degradação das fontes ambientais de recursos, compreendeu-se que a escassez não era apenas um exercício teórico. Ela estava transformando-se em realidade, e a preocupação com o valor do meio ambiente foi lentamente inserida na teoria econômica.

    Assim, nos anos mais recentes, problemas como a redução da disponibilidade natural de recursos e a poluição passaram a gerar custos que começaram a indicar que os recursos e serviços ambientais, embora de livre acesso, não são, de forma alguma, gratuitos, impondo gastos para sua reposição ou pela sua degradação.

José Julio Ferraz de Campos Jr. Introdução à economia ambiental,

economia ecológica e valoração econômica. Edição do Kindle (com adaptações).

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue o item a seguir.


O texto informa que, somente no século XVIII, a preocupação com a escassez dos recursos naturais começou ter reflexos na prática.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    O somente torna a assertiva errada .

    No final do século XVIII, a preocupação com a escassez começou a tomar forma com os estudos de Malthus

  • Oi, gente!

    Pergunta: O texto informa que, somente no século XVIII, a preocupação com a escassez dos recursos naturais começou ter reflexos na PRÁTICA.

    Resposta: Errado. Pois o que teve no século XVIII foram ESTUDOS de Malthus e não teve nada na prática.

    Se a dúvida ainda persistisse, poderiam olhar o começo do próximo parágrafo que ratifica: "Com o acúmulo histórico da degradação das fontes ambientais de recursos, compreendeu-se que a escassez não ERA APENAS UM EXERCÍCIO TEÓRICO".

    Espero ter ajudado, beijos.

  • O texto não informa que a preocupação com a escassez começou ter reflexos na prática (perceba o erro de regência verbal aqui, com a ausência da preposição a após a forma verbal começou, o que indica que a assertiva esteja errada, ainda que não fosse cobrada a correção gramatical, a Cebraspe dificilmente colocaria uma assertiva correta com erro de regência), mas sim que começou a tomar forma, o que é bem diferente.

  • Gabarito: E

    No século XVIII, essa preocupação com a escassez dos recursos naturais começou a tomar forma com os estudos de Malthus; ou seja, ainda era teoria. Com o acúmulo histórico [posteriormente] da degradação das fontes ambientais de recursos, compreendeu-se que a escassez não era apenas um exercício teórico. Ela estava transformando-se em realidade; isto é, começou a ter reflexos na prática.

  • No final do século XVIII, a preocupação com a escassez começou a tomar forma com os estudos de Malthus

  • Cuidado! Tem de ler o texto todo, pois o reflexo surgiu anos depois, como diz o final do texto, embora a preocupação com a escassez tenha surgido no século XVIII.

  •  Tomar forma = algo que já se iniciou e está evoluindo.

  • No final do século XVIII, a preocupação com a escassez começou a tomar forma com os estudos de Malthus, o qual avaliou que, com a limitação da quantidade de terra disponível para o plantio e com o contínuo crescimento populacional, a disponibilidade de alimentos seria restrita, vindo eventualmente a esgotar-se.

  • Começar a tomar forma é diferente de somente.

  • Gabarito errado. A resposta está nesse trecho do texto: "Com o acúmulo histórico da degradação das fontes ambientais de recursos, compreendeu-se que a escassez não era apenas um exercício teórico. Ela estava transformando-se em realidade, e a preocupação com o valor do meio ambiente foi lentamente inserida na teoria econômica."
  • Minha contribuição.

    Interpretação de texto: consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de interpretação (está fora (além) do texto) são:

    Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que...

    O texto permite deduzir que...

    É possível subentender-se a partir do texto que...

    Qual a intenção do autor quando afirma que...

    O texto possibilita o entendimento de que...

    Com o apoio do texto, infere-se que...

    O texto encaminha o leitor para...

    Pretende o texto mostrar que o leitor...

    O texto possibilita deduzir-se que...

     

     

    Compreensão de texto: consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. Os comandos de compreensão (está no texto) são:

    Segundo o texto...

    O autor/narrador do texto diz que...

    O texto informa que...

    No texto...

    Tendo em vista o texto...

    De acordo com o texto...

    O autor sugere ainda...

    O autor afirma que...

    Na opinião do autor do texto...

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • Segundo o texto, no final do século VXIII a preocupação começou a tomar forma nos ESTUDOS de Malthus. Ou seja, no campo teórico, e não no campo prático.

  • COM OS ESTUDOS DE Malthus (TEORIA)

    O TEXTO DIZ QUE FOI NO CAMPO DA TEORIA QUE A PREOCUPAÇÃO COMEÇOU E NÃO NO CAMPO DA PRÁTICA

    ( começou ter reflexos na prática? NÃO, NA TEORIA!!! (esse foi o erro)

  • Outro trecho que me ajudou melhor na interpretação e acertar a questão:

    "   Assim, nos anos mais recentes, problemas como a redução da disponibilidade natural de recursos e a poluição passaram a gerar custos que começaram a indicar que os recursos e serviços ambientais, embora de livre acesso, não são, de forma alguma, gratuitos, impondo gastos para sua reposição ou pela sua degradação."

    Os estudos começaram no século XVIII e os efeitos práticos nos anos recentes. Portanto gabarito errado.

  • O texto informa que, somente no século XVIII, a preocupação com a escassez dos recursos naturais começou ter reflexos na prática.

    No final do século XVIII, a preocupação com a escassez começou a tomar forma com os estudos de Malthus