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ID
5477575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

    Para acelerar os resultados e as entregas do desenvolvimento de um sistema, optou-se pelo uso de metodologias ágeis e pelo emprego de um quadro Kanban (lista de atividades para fazer, fazendo e prontas). Para a modelagem visual do sistema, optou-se pela linguagem de modelagem unificada (UML 2.2) como apoio à análise e ao projeto orientado a objetos. O gerente do projeto deseja adotar o padrão de arquitetura modelo-visão-controle (MVC), buscando um baixo acoplamento entre os componentes da aplicação.

Considerando desenvolvimento do sistema descrito nessa situação hipotética bem como os conceitos de engenharia de software, julgue o item que se segue.


Para medir o tempo de condução (lead time) de uma das Sprints do sistema, deve ser selecionada no quadro Kanban uma Sprint da situação Fazendo. 

Alternativas
Comentários
  • Questão mal formulada..

  • Para medir o tempo de ciclo (CYCLE TIME) de uma das Sprints do sistema, deve ser selecionada no quadro Kanban uma Sprint da situação Fazendo
  • Lead time is essentially the time it takes for the input to move through all the operations to the finish line. In Kanban terms, the total time taken for the delegated task to reach the right-most column.

    https://kissflow.com/project/agile/lead-time-vs-cycle-time-in-kanban/

  • Principais métricas Kanban:

    O Lead Time é essencialmente o tempo que leva para a entrada passar por todas as operações até a linha de chegada. Em termos Kanban, o tempo total necessário para a tarefa delegada chegar à coluna mais à direita. Permite ao cliente saber o tempo total, inclui o tempo que a tarefa esteve na coluna "a fazer".

    Cycle Time é o tempo que um card leva para ser entregue a partir do momento em que começou a ser trabalhado (coluna fazendo). Permite ao time saber o tempo que a tarefa levou para ser concluído desde o momento que iniciou a ser feita, e não posta no quadro.

    O Throughput é a quantidade cards de um quadro kanban entregues num determinado período de tempo.

    O WIP, sigla para Work In Progress, é uma métrica que tem o objetivo de contabilizar a quantidade de cards em que o time trabalha simultaneamente.

    A Lei de Little é uma conhecida fórmula que relaciona Throughput, Lead Time e WIP. A ideia é que qualquer uma dessas três métricas possa ser definida desde que tenhamos o valor das outras duas. Esta fórmula é definida da seguinte forma:

    Lead Time = WIP / Throughput

  • Para respodender esse item, vamos fazer uma analogia do quadro Kanban com uma linha de montagem. Nessa linha de montagem, no ínicio dela colocamos o trabalho que é para fazer. No meio dela, temos o trabalho que está sendo feito e no fim dela o produto chega pronto.

    Esse período em que o item entra na "esteira" até que ela esteja pronto chamamos de tempo de condução (lead time), ou seja, o lead time é: o período entre o surgimento de uma nova tarefa em seu fluxo de trabalho e sua partida final do sistema.

    Agora, iniciamos um novo projeto, quando ele assume o estágio fazendo, significa que alguém está trabalhando nele. O nome que se dá a isso é tempo de ciclo.

    Portanto, o tempo de ciclo se inicia quando uma nova tarefa entra no estágio de “fazendo” e alguém está, de fato, trabalho nela.

    Um outro detalhe é que no Kanban, diferentemente do Scrum, que trabalha com períodos de trabalho fixo, ou seja perídos iguais de sprintfs, não temos um fluxo de trabalho de planejamento fixo.

    Gabarito: Errado

    Fonte: tecconcursos