-
Esse processo tem por objetivo eliminar o alto forno produzindo uma sucata sintetica para ser utilizada nos fornos de aço.
-
Usina siderúrgica integrada é aquela em que opera com todas as fases de produção, até o aço acabado.
-
Fiquei na dúvida nessa questão pois, o conversor LD é aquele que realiza o refino primário, transformando o ferro gusa em aço. O refino secundário é realizado em fornos panela, onde será feito o controle e implementação dos elementos de liga. Só após o refino secundário é realizado o lingotamento contínuo.
A aciaria é a unidade na indústria onde os refinamentos primário e secundário são realizados.
-
CESPE: "As usinas siderúrgicas podem ser integradas, semi-integradas e não integradas. Nas usinas integradas a coque, as áreas de transformações do minério de ferro e do aço encontram-se presentes em uma única unidade industrial. Partindo-se do minério de ferro (ou de seus produtos, sínter e pelota), coque e fundentes, chega-se ao ferro-gusa, que, posteriormente, é convertido em aço. Após transformação mecânica (laminação), o aço é comercializado no mercado sob a forma de produtos planos (chapas e bobinas) e longos (vergalhões, barras e perfis). Assim, uma usina integrada a coque é tipicamente composta de três etapas: redução (cujo objetivo é a fabricação do ferro-gusa), refino (produção e resfriamento do aço) e transformação mecânica (produtos siderúrgicos destinados à comercialização)."