SóProvas


ID
5479783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2A1-I


    Quando falamos em direito, estamos falando inicialmente de um enorme conjunto de regras obrigatórias, o chamado direito positivo. Mas o vocábulo direito é usado também para o curso de Direito, a assim chamada “ciência do Direito”. Numa terceira acepção, a palavra designa os direitos de cada um de nós, chamados de direitos subjetivos, pois somos os sujeitos, os titulares, desses direitos.

    Ninguém ignora que paira sobre nossas cabeças uma gigantesca teia de normas, que atinge praticamente todas as nossas atividades. A vida de cada um de nós é regulada de dia e de noite, desde antes do nascimento e, por incrível que pareça, até depois da morte.

    Muitos pensadores têm destacado que o direito atual parece ter invadido tudo: há direito em toda parte, para todos, para tudo. A contrapartida é que, assim como temos que seguir as normas, os outros também têm de cumpri-las e, desse modo, respeitar os direitos de cada um de nós, os ditos direitos subjetivos. 


Eduardo Muylaert. Direito no cotidiano: guia de sobrevivência na selva das leis. São Paulo: Editora Contexto, 2020, p.11-12 (com adaptações).

Com relação aos aspectos linguísticos do texto 2A1-I, julgue o item subsequente.


A inserção do sinal indicativo de crase no vocábulo “a”, em “a assim chamada “ciência do Direito” (primeiro parágrafo), prejudicaria a correção gramatical e o sentido original do trecho. 

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Há prejuízo gramatical. Não há termo regente de proposição "a" + artigo "a" para haver crase.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito: Certo.

    O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". A crase não deve ser aplicada ao " a " que segue qualquer conjunção.

    .

    Canal de Questões Inéditas → https://t.me/qinedita

  • Corroborando..

    Quando vc estiver diante de uma palavra e ficar na dúvida se ela exige ou não a preposição "a", troque a palavra feminina por outra masculina de significado parecido e se vc "latir", tem crase. Ex: 

     

    “represália à aliança” 

    “represália ao aumento” --> Latiu? Tem crase! 

  • CERTO

     A assim chamada “ciência do Direito...

    Não há crase diante de conjunção.

  • Gab c,

    É um artigo definido..

    Ele está definido a ciência chamada de direito.

    A assim chamada ciência.

  • Cuidado, galera. Esse "Assim" não é conjunção, mas um advérbio de modo. Primeiro porque pelo contexto não extraímos um sentido de conclusão, segundo porque podemos substituir por "Desse Modo".

    Eis que surge uma dúvida. Que diabos é essa "Chamada"? Será o verbo na voz passiva? Afinal de contas, cadê o verbo dessa oração? Ou será que não é oração?

    Bom, a dúvida ,quanto a "chamada", eu consigo responder. É adjetivo.

    Chamado

    adjetivo

    que recebeu apelido, qualificação de; denominado, dito.

    Vou trazer um trecho anterior do texto, que acredito que possa passar despercebido em uma leitura rápida.

    [...] Quando falamos em direito, estamos falando inicialmente de um enorme conjunto de regras obrigatórias, o chamado direito positivo [...]

    Agora compara com o período seguinte (O da questão):

    [...] Mas o vocábulo direito é usado também para o curso de Direito, a assim chamada “ciência do Direito” [...]

    Troca o chamado(a) nas duas situações por Denominado.

    O denominado direito positivo.

    A ,assim, denominada "ciência do direito". (Coloquei entre aspas o assim para ficar mais fácil de perceber que se trata de um advérbio).

    Sendo o A o artigo de "ciência do direito" e "chamado" o adjetivo, não tem como surgir o fenômeno crase, não há quem peça por regência nessa construção. Portanto, questão certa.

    Obs: Aparentemente se trata de um aposto explicativo nas duas construções em negrito, mas confesso que estou na dúvida. Essa questão vale muito a pena ver o comentário de algum professor.

    Caso eu tenha me equivocado, peço que me avisem.

  • Revisão breve (há outros casos) sobre crase:

    Crase Facultativa: "Até Sua Maria"

    Depois da preposição até - até a

    Antes de Pronome possessivo feminino no singular (se for plural é obrigatória).

    Antes dos nomes próprios femininos.  

    Crase proibida:

    Proibida antes do verbo.

    Antes de cujo e quem crase não tem.

    Crase Obrigatória:

    Locução adverbial - à noite, às pressas, à meia-noite, às cinco da tarde 

    ÀS + PLURAL = CERTO → Está sujeita às interpretações

    A + PLURAL = CERTO → Está sujeita a interpretações

    À + PLURAL = ERRADO → Está sujeita à interpretações

    Bons estudos!

  • O medo aumentava à proporção que a noite caía.

    Conjunção proporcional. (à proporção que).

  • alguém explica sobre o sentido ? hsauhsauhsuahsua

  • Item Errado.

    Qual as chances de se colocar uma crase e não alterar o sentido? Se não o caso de "Até", "sua", "dona", "maria", é impossível isso dar certo.

  • Uma boa estratégia para resolver questões de crase (além de já saber os casos obrigatórios, facultativos e impeditivos) é deslocar o termo subsequente em que teria crase "assim" para o ínicio de uma frase qualquer e ver se esse termo admitiria o artigo "a".

  • Minha contribuição.

    Crase: é a fusão de dois sons de a, em que um deles é obrigatoriamente o som da preposição a, o outro som pode ser o do artigo a, o do pronome demonstrativo a, redução de aquela, ou o da primeira sílaba dos pronomes demonstrativos aquele, aquela (seus plurais) e aquilo.

    Ex.: Limite-se àquilo que combinamos.

    Ex.: Cheguei à escola bem cedo.

    Abraço!!!

  • na frase o a é Artigo

  • CRASE ► CASO GERAL

    • À = A (preposição) + A (artigo)
    • ÀS = A (preposição) + AS (artigo)

    A crase, em regra: é o resultado da contratação da preposição "a", exigida por um termo trasitivo direto ou intransitivo que exija preposição "a", com o artigo definido "a(s)" que determina um substantivo feminino ou com os pronomes aquilo, aquele(S), aquela(S), a(=aquela), a qual, as quais;

    TRECHO: Mas o vocábulo direito é usado também para o curso de Direito, a assim chamada "ciência do Direito".

    • A parte "a assim chamada 'ciência do direito'" funciona como APOSTO que explica algo a respeito do que foi dito anteriormente;
    • Nesse aposto, a palavra "a" tem o equivalente a "aquela": aquela assim chamada "ciência do Direito";
    • Logo, se inserirmos um sinal indicativo de crase em "a" no pedaço "a assim chamada "ciência do direito'" PREJUDICARIA a correção gramatical bem como o sentido original do trecho;
    • NÃO HÁ TERMO TRANSITIVO DIRETO OU INTRANSITIVO QUE EXIJA PREPOSIÇÃO "A" para ser contraída com o pronome demonstrativo "a" formanod a crase nesse segimento de trecho;

    ---

    Fonte: Andrea, TEC;

  • assim = desse modo

    atenção para os comentários.

  • Genteeeeee, eu não erro mais uma questão de crase com esse macete. Se liga: ----------------------------------------------------------------------------- crase facultativo: "ATÉ SUA MARIA" 1- Diante da palavra "até". 2- Diante de pronome possessivo: "sua, seu" 3- Diante de pronome pessoal: "Maria, Pedro, João.