SóProvas


ID
548152
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

As ligas Fe-C com teor de carbono menor do que 2%, denominadas como aços, têm inúmeras aplicações como materiais de engenharia. Devido às variedades que esse material pode apresentar, relativas ao seu processo de produção e transformação em produto siderúrgico, a sua caracterização, ou seja, o conjunto mínimo de informações que o identifica inequivocamente, torna-se essencial, tanto para a seleção do material para uma determinada aplicação como para o controle de qualidade do produto comercializado. O conjunto mínimo de análises/ensaios de materiais que são utilizados para caracterizar um aço é composto de:

Alternativas
Comentários
  • A caracterização completa de um aço precisa determinar propriedades como composição química, resistência mecânica (resistência à tração, torção, escoamento, dureza etc) e tipo de microestrutura.

    Assim, o ensaio Jominy (usado para medir a temperabilidade de um aço) pode ser descartado, eliminando as alternativas A e E. O ensaio Charpy é de fundamental importância para saber o comportamento de um aço em condições de baixas temperaturas, porém, sabe-se que a composição química e a microestrutura de um aço já dão várias informações dispensando esse ensaio a priori. O que elimina as alternativas B e D. O ensaio de dobramento, apesar de ser bastante útil para a detecção de defeitos metalúrgicos, fornece apenas resultados qualitativos, não sendo útil para a caracterização do material. O ensaio de compressão também não pode ser usado em detrimento de ensaios mais difundidos como o de tração.

    Assim, a alternativa C é aquela que apresenta os ensaios ideais para a caracterização de um aço.