SóProvas


ID
5481589
Banca
VUNESP
Órgão
EsPCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A primeira meta internacional para a segurança do paciente é

Alternativas
Comentários
  • A World Alliance for Patient Safety (Aliança Mundial para a Segurança do Paciente) foi criada em outubro de 2004 pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de dedicar atenção ao problema da segurança do paciente. Sua abrangência é internacional, tendo como missão coordenar, disseminar e acelerar melhorias para a segurança do paciente em termos mundiais. Em 2005, a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, identificou seis áreas de atuação, entre elas, o desenvolvimento de "Soluções para a Segurança do Paciente”. Trata-se de soluções que têm o propósito de promover melhorias específicas em áreas que são problemáticas na assistência.

    Metas Internacionais de Segurança

    Meta 1 - Identificar os pacientes corretamente

    Falhas no processo de identificação dos pacientes podem causar erros graves como a administração de medicamentos e cirurgias em "pacientes errados”.

    Meta 2 - Melhorar a efetividade da comunicação entre profissionais da assistência.

    Erros de comunicação entre os profissionais da assistência podem causar danos aos pacientes.

    Meta 3 - Melhorar a segurança de medicações de alta vigilância (high-alert medications).

    A preocupação não se concentra somente em medicamentos como psicotrópicos ou quimioterápicos; soluções de eletrólitos em altas concentrações para uso endovenoso são potencialmente perigosas.

    Meta 4 - Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto.

    Cirurgias ou procedimentos invasivos em locais ou membros errados são erros totalmente preveníveis decorrentes de falhas na comunicação e na informação.

    Meta 5 - Reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde

    A OMS estima que, entre 5% e 10% dos pacientes admitidos em hospitais, adquirem uma ou mais infecções. A higiene das mãos, de acordo com as diretrizes atuais da OMS ou do Center for Disease Control, é uma medida primária preventiva.

    Meta 6 - Reduzir o risco de lesões aos pacientes, decorrentes de quedas.