SóProvas


ID
5482090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    O Prêmio Nobel de Economia de 2017 foi concedido ao norte-americano Richard Thaler por suas contribuições no campo da economia comportamental. Thaler é um dos mais destacados economistas na aplicação da psicologia às análises das teorias econômicas e das consequências da racionalidade limitada, das preferências pessoais e da falta de autocontrole. Um desdobramento mais recente dessa área de pesquisa da economia é a aplicação de insights comportamentais às políticas públicas. Compreender os processos decisórios, os hábitos e as experiências pessoais das pessoas em situação de pobreza é essencial para o processo de elaboração de políticas públicas e a sua eficácia. É o que sugere o estudo do IPC-IG Insights comportamentais e políticas de superação da pobreza, dos pesquisadores Antonio Claret Campos Filho e Luis Henrique Paiva.

    O estudo defende que pessoas em situações de escassez, como a pobreza, têm uma maior sobrecarga mental, pois estão sujeitas a preocupações que não afetam a vida daqueles de maior renda, como a qualidade da água consumida ou o acesso à alimentação. Evitar contrair empréstimos a juros altos é um exemplo da falta de autocontrole que tende a ser mais frequente e mais onerosa para os pobres. Decisões de longo prazo também tendem a ser negativamente afetadas pelas sobrecargas associadas à escassez, como retirar os filhos da escola para buscar algum tipo de trabalho, por conta da perda de emprego dos pais, o que acarreta consequências negativas para toda a vida da criança.

Internet: <ipcig.org> (com adaptações).  

No que concerne às ideias veiculadas no texto e a suas construções linguísticas, julgue o item que se segue.


O texto afirma que, de acordo com os pesquisadores Antonio Claret Campos Filho e Luis Henrique Paiva, a eficácia das políticas públicas voltadas para o combate à pobreza tem relação com a compreensão dos processos decisórios, dos hábitos e das experiências pessoais das pessoas em situação de pobreza.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

    "Compreender os processos decisórios, os hábitos e as experiências pessoais das pessoas em situação de pobreza é ESSENCIAL para o processo de elaboração de políticas públicas e a sua eficácia. É o que sugere o estudo do IPC-IG Insights comportamentais e políticas de superação da pobreza, dos pesquisadores Antonio Claret Campos Filho e Luis Henrique Paiva."

    Canal de Questões Inéditas → https://t.me/qinedita

    Bons estudos!

  • GAB C

    Importante dividir em períodos - fica mais fácil .

    ´´Compreender os processos decisórios, os hábitos e as experiências pessoais das pessoas em situação de pobreza é essencial para o processo de elaboração de políticas públicas e a sua eficácia.  ``

    Esse trecho refere-se ao entendimento e o estudo dos pesquisadores :

    É o que sugere o estudo do IPC-IG Insights comportamentais e políticas de superação da pobreza, dos pesquisadores Antonio Claret Campos Filho e Luis Henrique Paiva.

  • Eu errei pq me ative ao termo sugere!!!

  • GABARITO - CERTO

    Compreender os processos decisórios, os hábitos e as experiências pessoais das pessoas em situação de pobreza é essencial para o processo de elaboração de políticas públicas e a sua eficácia. É o que sugere o estudo do IPC-IG Insights comportamentais e políticas de superação da pobreza, dos pesquisadores Antonio Claret Campos Filho e Luis Henrique Paiva.

    Portanto, conforme o texto e o estudo dos pesquisadores, tal situação de vulnerabilidade tem relação com a compreensão dos processos decisórios, dos hábitos e das experiências pessoais das pessoas situadas nesse contexto.

  • sugerir é diferente de afirmar

  • Correta. "O texto afirma" = "de acordo com o texto" tem de tomar cuidado para não deixar a mente nos levar a um pensamento fora desse e acabarmos enxergando coisa onde não tem. O examinador transcreveu exatamente o que está escrito no primeiro parágrafo.

  • Galera, no texto fala queesa compreensão "é essencial ". O "sugere" é falando só do estudo dos malucões lá. Tentem ler de novo e ver se faz sentido

  • "Compreender os processos decisórios, os hábitos e as experiências pessoais das pessoas em situação de pobreza é essencial para o processo de elaboração de políticas públicas e a sua eficácia. "

    Gabarito: certo

  • Correto.

    O texto afirma que o estudo desses autores sugere essa ideia.

  • CERTO

    Acredito que o ''afirma'' tenha sido empregado no sentido de indicar que as informações questionadas na assertiva encontram-se presentes no texto. De fato, estão contidas no texto, veja:

    ''Compreender os processos decisórios, os hábitos e as experiências pessoais das pessoas em situação de pobreza é essencial para o processo de elaboração de políticas públicas e a sua eficácia. É o que sugere o estudo do IPC-IG Insights comportamentais e políticas de superação da pobreza, dos pesquisadores Antonio Claret Campos Filho e Luis Henrique Paiva''

    Bons estudos!

  • "Compreender os processos decisórios, os hábitos e as experiências pessoais das pessoas em situação de pobreza é essencial para o processo de elaboração de políticas públicas e a sua eficácia."

  • Nessa questão apenas foi necessária uma leitura atenciosa do texto, caso observasse o trecho abaixo, poderia ter verificado a consonância com o trazido no enunciado, vejamos:

    "Compreender os processos decisórios, os hábitos e as experiências pessoais das pessoas em situação de pobreza é essencial para o processo de elaboração de políticas públicas e a sua eficácia"

    Ora, poderia existir uma confusão quanto a sentença ter se apresentado em ordem inversa, além de dotada de restrição apenas a eficácia, mas devemos observar o enunciado de uma forma geral. O sentido é o mesmo? Apresenta coerência? Então a resposta é CORRETA!

  • Notei que é preciso ao menos extrapolar um pouco no CESPE, mas não muito.

    Pois veja, o texto diz:

    "... elaboração de políticas públicas e a sua eficácia."

    Mas na pergunta ele diz:

    "... a eficácia das políticas públicas voltadas para o combate à pobreza ..."

    Assim, é preciso extrapolar que "políticas públicas" citadas no texto são aquelas voltadas para combater a probreza, e não qualquer uma.

    Pode se inferir isto de acordo com o título da pesquisa: Insights comportamentais e políticas de superação da pobreza.

    Concluindo: o texto não afirma (como diz a pergunta), mas sugere.

    No CESPE, se extrapolar de menos, você erra, e se extrapolar de mais, também. O problema é encontrar os limites.

  • (C)

    "aplicação de insights comportamentais às políticas públicas"

  • Quarta linha:

    Compreender os processos decisórios, os hábitos e as experiências pessoais das pessoas em situação de pobreza é essencial para o processo de elaboração de políticas públicas e a sua eficácia. 

    É o que sugere o estudo do IPC-IG Insights comportamentais e políticas de superação da pobreza, dos pesquisadores Antonio Claret Campos Filho e Luis Henrique Paiva.