SóProvas


ID
5483395
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Marechal Cândido Rondon - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no Estatuto da Criança e dos Adolescentes (ECA), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A tutela pressupõe a prévia perda do poder familiar, mas nem sempre implicará o dever de guarda.
( ) A criança e o adolescente têm o direito de ser criados em suas famílias naturais, embora, em determinados momentos, possa ser necessária sua colocação em família substituta.
( ) A criança e o adolescente têm o direito de ser criados apenas suas famílias naturais.
( ) A guarda pressupõe a obrigação da prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou ao adolescente, e o seu detentor poderá opor-se a terceiros, destes excetuados os pais da criança ou do adolescente.
( ) Além de ser orientada pelo princípio do melhor interesse para a criança ou para o adolescente, a adoção deverá representar real vantagem para o adotando e fundar-se em motivos legítimos.

Alternativas
Comentários
  •   Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. 

    questão sem gabarito.

  • Exatamente o que o Janderson Silva publicou... o penúltimo item está errado de acordo com o Art. 33

    Questão sem solução, por favor arrumem no site para não confundir as pessoas que procuram informações corretas

  • A terceira frase está errada. na guarda você pode se opor aos pais
  • (A primeira questão esta correta). (v )  A tutela pressupõe a prévia perda do poder familiar, mas nem sempre implicará o dever de guarda. ( v) A criança e o adolescente têm o direito de ser criados apenas suas famílias naturais.(v ) A guarda pressupõe a obrigação da prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou ao adolescente, e o seu detentor poderá opor-se a terceiros, destes excetuados os pais da criança ou do adolescente. ( v) Além de ser orientada pelo princípio do melhor interesse para a criança ou para o adolescente, a adoção deverá representar real vantagem para o adotando e fundar-se em motivos legítimos. (Resumo todas verdadeiras).

  • Item 1 = F Art. 36. O deferimento da tutela pressupõe a prévia decretação da perda ou suspensão do pátrio poder poder familiar e implica necessariamente o dever de guarda.

    Item 2 = V Art. 19. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária...

    Item 3 = F Art 19.

    Item 4 = F Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. * na questão diz: destes excetuados os pais

    Item 5= V Art. 43. A adoção será deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legítimos.

    Portanto, o gabarito está ERRADO!

  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento sobre família natural, família substituta, guarda e tutela conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 (ECA), Lei n 8.069/1990. O candidato deve indicar as assertivas corretas. Vejamos:

    (F) Falsa.

    O erro foi dizer que tutela nem sempre significa necessariamente a perda da guarda. Vejam:

    "Art. 36. A tutela será deferida, nos termos da lei civil, a pessoa de até 18 (dezoito) anos incompletos.

    Parágrafo único. O deferimento da tutela pressupõe a prévia decretação da perda ou suspensão do pátrio poder poder familiar e implica necessariamente o dever de guarda."

    (V) Verdadeira.

    "Art. 19. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral."

    (F) Falsa.

    A criança e o adolescente excepcionalmente podem ser crianças em família substituta. Vejam o texto legal:

    "Art. 19. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral."

    (V) *Verdadeira.

    A banca examinadora deu como correta, entretanto, a parte que fala "excetuados os pais da criança ou do adolescente" invalida a assertiva. Vejam o texto legal:

    "Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais."

    (F) *Falsa.

    A banca deu essa assertiva como errada, entretanto, é a cópia do artigo 43 do ECA. Vejam o texto legal:

    "Art. 43. A adoção será deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legítimos."

    Portanto, a sequência da banca ficou assim: F – V – F – V – F. 

    Pela minha correção ficou assim: F – V – F – F – V. 

    Gabarito da banca: D

    Gabarito do monitor: Nulo por não haver resposta.

  • Vejam o gabarito comentado. O avaliador também não concorda com o gabarito da banca.