-
Não posso concordar com o gabarito.... Lesões corto contusas, são produzidas por instrumentos corto contundentes, que possuem ao menos um gume, como uma faca, por exemplo. no caso em tela, a arma usada foi uma faca, então, é corto contundente, e não perfuro contundente como o gabarito afirma....alguém consegue achar lógica?
-
O instrumento agiu por pressão ( perfuração) e corte dos tecidos (gume). A faca foi estocada, enfiada, ocorreu por pressão. E somado à pressão, o gume efetua o corte voltado para sua face. AÇÃO PÉRFURO CORTANTE. Lesão perfuro incisa.
A faca é um instrumente de AÇÃO MISTA!!!!! Não apenas cortante. Sempre há que se considerar a forma como o instrumento foi utilizado, Observar a AÇÃO.
Para não confundir com o cortocontundente, lembre-se que nesse o peso do instrumento conta mais em sua ação do que o gume ( machado, foice, facão). No caso a faca não tem por ação a sua massa, seu peso como fator preponderante na questão elencada.
-
Discordo do gabarito!!!!!
FACA é considerado instrumento CORTANTE que produz lesão incisa;
PERFURO-CORTANTE produz lesão perfuro-incisa, geralmente produzida por faca de dois gumes. Aqui, tem-se lesões por ação mista (isto é, dois instrumentos).
-
Gente...
FACA tem PONTA = perfura - então o instrumento perfurante age por pressão em um ponto e a lesão é punctória ou puntiforme.
FACA também tem GUME = corta, age por deslizamento - então é instrumento cortante e a lesão é incisa.
essa ação mista do instrumento é chamado de PERFUROCORTANTE = PERFURA+CORTANTE
A expressão "ação" diz respeito ao ato do agressor, o que o examidor queria saber é a espécie de instrumento, tanto é que apresentou somente essas opções.
-
Acredito que se a faca tivesse sido utilizada apenas por deslizamento, a ação seria apenas cortante. Contudo, a vítima sofreu um golpe (uma ação por pressão) que perfurou seu abdômen e depois cortou alguns de seus órgãos. Logo, o objeto agiu por duas ações: Perfurante e cortante.
Não se apeguem tanto ao instrumento, mas sim a forma como ele foi utilizado (sua ação).
Peça a Deus saúde e bom ânimo. O resto, vá atrás! Avante!
-
MACETADA QUE ME AJUDA
PERFURANTE: Tranquilão; não mata; Fraquinho. Ex: Agulha, alfinete
CORTANTE: Só passou; Tem lâmina; Sem pressão; De leve mais machucou. Ex: Gilete, navalha
CONTUNDENTE: Porrada forte; Pressão; Sem lâmina; Instrumento robusto/pesado. Ex: Porrete, Cassetete
PERFUROCORTANTE: Pressão; Deslizamento; Perfuro e corto; Machuca pacarai. Ex: Faca, Bisturi
PERFURO CONTUNDENTE: Te fura com uma pressão; Não corta; Ex: Projétil
CORTO CONTUNDENTE: Te corto com pressão com porrada; Instrumento grande; Pra rancar cabeça. Ex: Machado, facão. Obs: Mordida é corto contundente, não sei o porque, aceita que dó menos
PCMG 2021
-
A REGRA É CLARA:
As lesões perfurocortantes são provocadas por instrumentos de ponta e gume, atuando por um mecanismo misto: penetram perfurando com a ponta e cortam com a borda afiada os planos superficiais e profundos do corpo da vítima. Agem, portanto, por pressão e secção. (ex. FACA-PEIXEIRA, CANIVETE, ESPADA, PUNHAL, FACA VAZADA, LIMA).
Genival Veloso de França, 11 ed., pág. 118.
Questão perfeita e de acordo com a doutrina médico-legal.
-
Na verdade nem um nem outro, deve-se observar os dois, a lesão e o instrumento e o tipo de ação empregada (Ativa ou Passiva), no caso da faca, ela tem caráter cortante e perfurante, nesse caso foi perfurante e o gume da lamine fez a ação cortante automaticamente pelo movimento empregado.
-
Lembrando que para Hygino:
Faca= instrumento perfurocortante ; Facão= instrumento cortocontundente.
-
AÇÃO: PÉRFURO-CORTANTE
LESÃO: PÉRFURO- INCISA
-
Lesão mista, sem maiores discussões. Se a lesão fosse unicamente cortante (superficial), não teria atingido os órgãos internos.