Amarelada – 12º dia (LETRA C)
EQUIMOSE: São as famosas "manchas roxas". Aqui os vasos superficiais rompem-se, causando extravasamento do sangue internamente, o qual fica entremeado nas tramas teciduais;
*Espectro equimótico de Legrand du Saulle
O sangue rico em oxigênio é vermelho vivo, pois é composto do Fe que se liga ao O , formando a hemoglobina. Quando a célula morre ocorre a decomposição da molécula de hemoglobina, que se transforme em outros compostos químicos: hematoidina →hemossiderina→ bilirrubina→ biliverdina.
· Vermelho – 1º dia
· Violácea – 2º ao 3º dia
· Azul – 4º ao 6º dia
· Esverdeada – 7º ao 10º dia
· Amarelada – 12º dia
· Esvanece – 15º ao 20º dia
Obs. A equimose subconjuntival não segue esse aspecto, não passa pela variação cromática. A maioria da doutrina afirma que a região é muito oxigenada, começa e evolui vermelho vivo. Segundo Hygino a razão não é a região ser muito oxigenada, contudo afirma que a medicina não explica o motivo.
Valor médico legal – comprovar o tempo da lesão.
a evolução da tonalidade das equimoses tem valor relativo, pois segundo Genival França, depende da área equimótica, região e profundidade atingida, elasticidade dos tecidos, calibre do vaso roto, idade da vítima, sexo, estado geral, entre outras.
As equimoses da conjuntiva ocular não sofrem a sucessão de tonalidade característica do espectro equimótico.
A depender da sua forma, as equimoses podem ser classificadas em:
- PETÉQUIA - Hemorragias puntiformes. Pequenos pontinhos de sangue.
- SUGILAÇÃO - Aglomeração de petéquias numa área de maior pressão. Podem ser por COMPRESSÃO (empurradas de dentro para fora) ou por SUCÇÃO (de fora puxando para fora). Ex.: chupão.
- VÍBICE - Duas equimoses lineares, paralelas e com centro livre. Ex.: lesões produzidas por cassetete. São uma sugilação em faixa.
SUFUSÃO HEMORRÁGICA - Mancha mais extensa de sangue; Equimose extensa, com enorme área extravasada de sangue
RESUMO COM BASE EM COMENTÁRIOS DOS COLEGAS AQUI DO QCONCURSOS!