A) objetos inanimados perecíveis com marcas de mordidas deverão ser conservados, em sacos de plástico herméticos, a 14ºC. (4ºC)
B) se a conservação tem de ser feita por longo tempo, recomenda-se a imersão em mistura fixadora contendo formol a 40%, álcool 70% e ácido peracético. (ácido acético global) Formol a 40%: 5 mℓ, Ácido acético glacial: 5 mℓ e Álcool a 70%: 90 mℓ.
C) a coleta de restos de saliva deve ser prévia a qualquer manipulação das peças. (CORRETA) Sim, pois se deve proceder à coleta do indício biológico na marca de mordida: saliva (DNA) - por meio da técnica do duplo swab.
D) poderá ser realizada a tomada de impressões das mordidas sobre o objeto inanimado, sendo vedada a utilização de material de moldagem de precisão. Usa-se técnica de moldagem para objetos inanimados.
E) a boa observação visual dispensa o registro fotográfico dessas peças. Faz-se muito importante a realização de fotografias, pois a observação é perecível, a fotografia é duradoura, sem contar que é um dos melhores métodos para documentar a análise das mordidas.
Referência: Vanrell JP. Odontologia Legal & Antropologia Forense. 3° Ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan; 2019.