-
Errado.
O servidor público não pode desprezar jamais o elemento ético de sua conduta.
-
Gab: E
Complementando:
- Mitigada: ato de diminuir a intensidade de algo, fazer com que fique mais brando, calmo ou relaxado
-
GAB: E
" II- O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art 37, caput, e 4º da CF."
-
A ética é universal e permanente! Não podemos assumir que a ética é adaptável e ajustável no setor público. Dentro de uma mesma cultura, o antiético será em qualquer instância ou esfera da sociedade, seja ela provada ou pública.
Ademais, a lei trata do que é legal e do que é ilegal, nem sempre adentrando no campo da moralidade ou da ética. Cabe ao servidor realizar essa ponderação de valores, observando o sistema social em que está inserido.
-
MITIGAR= ALGO BRANDO.
ERRADO.
-
Se você sabe o significado "mitigada", você mata a questão.
-
mitigada = fraco, sem força, enfraquecido.
-
Sempre que a questão diminuir a ética e expor motivos para ela ser mitigada/diminuída pode marcar errado.
-
errei na prova =(
simbora pra parte 2
-
O erro da questão está na palavra MITIGADA, que significa enfraquecer algo ou alguma coisa. Sendo assim, a afirmação da questão se torna equivocada já que a ética no serviço público estaria enfraquecida.
GABARITO: ERRADO
Bons Estudos!
-
A banca utilizou do conhecimento do significado das palavras, o erro da questão em si está na palavra: "MITIGADA".
Mitigada = amenizado, abrandado..
Gab.: Errado
-
ERRADO.
É justamente pela lei e a constituição contemplarem os valores éticos aplicáveis ao serviço público que a ética, na atuação do agente público, ganha força jurídica.
Não devemos esquecer que o princípio da moralidade, expressamente previsto no caput do Art. 37 da CF, ao exigir do agente público uma atuação guiada pela probidade, diz, em outras palavras, que o elemento ético não deve estar desvinculado da atuação do servidor público.
Diante disso, tem-se que a ética, possuindo força jurídica na Administração Pública, não é mitigada (reduzida) através da atuação do servidor. Muito pelo contrário: ela é um dever que decorre do próprio regime jurídico administrativo consolidado pelas leis e a constituição.
Até a posse, Defensores(as)!
-
Mitigar no âmbito jurídico, o verbo mitigar é utilizado para denotar a redução de um impacto final na definição, portanto, o servidor público não deverá apenas basear-se no cumprimento das leis, pois a capacidade de ser ético abrange a noção de discernir o honesto do desonesto, sendo assim não poderá mitigar sua atuação apenas para as leis. Por exemplo, agir apenas conforme o código ética. Destarte, agir com esmero e motivação também é ético devendo o servidor agir desta maneira.
-
Além do que os colegas já mencionaram sobre o erro ligado à palavra "mitigação", a alternativa também está errada pelo fato de que nem sempre a lei explicitará os valores por ela tutelado. Muitas vezes, os valores estão subtendidos juridicamente ou constituem normas-princípios, de índole supralegal, que não precisam estar positivadas para serem respeitadas.
-
Questão mais de português do que de ética
-
Questão simplesmente para avaliar seu vocabulário
Sabendo o que é MITIGADA (DIMINUIR/ENFRAQUECER), mataria a questão
-
mitigada -> desvalorizada
-
Errado!
Pelo contrário, no serviço Público a ética tem ainda mais importância, uma vez que o agente público deve agir com honestidade, probidade, boa fé…
-
O verdadeiro caso de "falou um quilo e eu não entendi uma grama".
-
Me deixei levar pela realidade... na verdade é mitigado!