SóProvas


ID
5485081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a organização de arquivos e suas premissas de segurança.


A grande diferença entre vírus e worms está na forma como eles se propagam: o vírus, ao contrário do worm, não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas, mas pela execução direta de uma de suas cópias.

Alternativas
Comentários
  • O método de detecção por heurística visa uma detecção generalizada de malwares, analisando estatisticamente os arquivos para buscar características suspeitas. Por exemplo, uma ferramenta anti-malware pode procurar por instruções incomuns ou códigos maliciosos no arquivo analisado, como é o caso mencionado na questão.

    Fonte: https://blog.grancursosonline.com.br/gabarito-pc-al

  • Gabarito: CERTO

    Verificação Heurística: quando o antivírus é solicitado a realizar uma verificação heurística, ele fará uma verificação de possíveis vírus e/ou malwares que ainda não são conhecidos ou reconhecidos como tais.

    Complementando: Evolução dos antivírus:

    Primeira Geração: escaneadores simples;

    Segunda Geração: escaneadores heurísticos;

    Terceira Geração: armadilhas de atividade;

    Quarta Geração: proteção total.

  • GAB C

    Métodos utilizados para detecção:

    1ª Geração à Detecção baseada em Assinatura  

    - Depende de atualização constante e veloz dos antivírus para serem capazes de capturarem os diversos códigos que surgem diariamente.

    2ª Geração à Detecção baseada em Heurística  

    - Permite ao antivírus identificar vírus que não constem do seu banco de dados, através da análise do comportamento de um arquivo ou programa.

    3ª Geração à Interceptação de Atividade

    4ª Geração à Proteção Completa ( antivírus da atualidade , porém já temos a 5 geração ) 

  • Assertiva c

    A heurística é um dos métodos de detecção das ferramentas antimalware — como antivírus, antirootkit e antispyware — que se baseiam nas estruturas, instruções e características que o código malicioso possui para identificá-lo. 

    PF

  • Gabarito: CERTO (o site está dando como errado)

    Verificação Heurística: quando o antivírus é solicitado a realizar uma verificação heurística, ele fará uma verificação de possíveis vírus e/ou malwares que ainda não são conhecidos ou reconhecidos como tais.

  • HEURISTICA- TIPO DE DETECÇÃO ATRAVÉS DO COMPORTAMENTO DO VÍRUS, ATIVIDADES SUSPEITAS.

  • GABARITO: CERTO

    Outras:

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Escrivão

    Os aplicativos de antivírus com escaneamento de segunda geração utilizam técnicas heurísticas para identificar códigos maliciosos.(C)

    ------ ------

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-SE Provas: Conhecimento Básico

    Para tentar prevenir uma infecção por vírus ou malware, algumas ferramentas de antivírus procedem à detecção por heurística, técnica de detecção de vírus baseada no comportamento anômalo ou malicioso de um software.(C)

    Bons estudos!!!!

  • Certa

    2º Geração

    Detecção baseada em Heurística

    1. A heurística é um conjunto de técnicas para identificar vírus desconhecidos de forma proativa (sem depender de assinatura)
    2. Analisa o comportamento de um trecho de código p/ descobrir padrões suspeitos em sua atividade maliciosa
    3. É uma estratégia eficaz pq a maioria dos códigos maliciosos da internet são cópias de outros códigos.

    PF-2018- ESCRIVÃO/ Q933064- Os aplicativos de antivírus com escaneamento de segunda geração utilizam técnicas heurísticas para identificar códigos maliciosos. CERTO

    RESUMO COMPLETO

    1ª GERAÇÃO: Detecção por Assinatura - Código/ estrutura ou padrão.

    2ª GERAÇÃO: Detecção Heurística - Identificar vírus desconhecidos proativamente pelo processo de pontuação.

    3ª GERAÇÃO: Detecção por Comportamento/Atividade - Identifica o vírus por suas ações.

    4ª GERAÇÃO: Detecção por Proteção Completa - Pacote composto por uma série de técnicas utilizadas em conjunto.

  • VÍRUS

    • PROPAGA cópias de si mesmo
    • DEPENDE de execução explícita (pode vir acompanhado com outro programa com cara de bonzinho )

    WORMS

    • PROPAGA automaticamente (Não é bobão igual o VÍRUS)
    • EXECUÇÃO direta 
    • EXPLORAÇÃO automática (Vai buscando as vulnerabilidades )
    • PROPAGA NA REDE
    • PODE AFETAR O DESEMPENHO DE REDES

  • Parece que o QC trocou alguns comentários. Segundo a Carilha da Segurança

    VÍRUS: programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso,que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Worm: programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, explorando vulnerabilidades nos programas instalados e enviando cópias de si mesmo de equipamento para equipamento.

    https://cartilha.cert.br/fasciculos/codigos-maliciosos/fasciculo-codigos-maliciosos.pdf

  • Gabarito Errado.

    As Bancas, de uma maneira geral, tentam confundir os conceitos de Worm e Vírus, já que, em muitos pontos, são parecidos , mas uma diferença fundamental ente ambos é que o vírus precisa ser executado pelo usuário para se propagar enquanto o worm não, ele tem vida própria.

    Bons Estudos!

  • De acordo com o Direção Concursos Item errado. O vírus se propaga ao ser executado e ele incluí cópias de si mesmo em outros programas.
  • ERRADO

    Vírus: programa de computador normalmente malicioso que se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de computador.

    Worms: malware capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo. Não precisa de outro programa para se propagar.

  • Item errado.

    O vírus se propaga ao ser executado e ele incluí cópias de si mesmo em outros programas.

  • VIRUS:

    Depende da ação do usuário para se propagar

    VIRUS DE SCRIPT:

    Pode ser executado pelo próprio navegador.

    WORM (VERME):

    Não depende da ação do usuário, executa automaticamente;

    tem como finalidade se replicar;

    usado em ataques de DDoS (negação de serviço);

    estado zumbi (remoto).

  • Gabarito aos não assinantes: Errado.

    Na verdade, é o inverso.

    "Não trate como vírus, quem te trata como worm"

    Os worms se propagam automaticamente pelas redes e executam diretamente as suas cópias.

    (Q969293FCC/2019) Vírus e worms são dois tipos de malware que podem ser obtidos por e-mail, em sites da internet, no compartilhamento de arquivos, em redes sociais e mensagens instantâneas, entre outros. Diferentemente dos vírus, os worms propagam-se enviando cópia de si próprio automaticamente pelas redes. (Certo)

    O vírus, por sua vez, são programas ou parte de programa que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se torna parte do programa ou do arquivo. (Fonte: Cartilha de segurança para a internet).

    (Q265670/CEBRASPE/2011)Vírus de computador é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso e danoso, que se propaga em computadores e dispositivos computacionais, como telefones celulares, notebooks e PDAs, infectando-os. (Certo)

    Vale a pena conhecer ou pouco mais sobre vírus. São compostos por três partes:

    • Mecanismos de infecção: como se propaga
    • Mecanismo de ativação: quando a carga útil é entregue
    • Carga útil: o que o vírus faz quando se espalha

    (Q933061/CEBRASPE/PF/2018) Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado. (Errado. O mecanismos de infecção se refere a maneira como o vírus se propaga. A questão se refere à carga útil ou bomba lógica)

    __

    Bons estudos.

    Equívocos, reportem!

  • Minha contribuição.

    O vírus é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga infectando, inserindo cópias de si mesmo, anexando-se ou hospedando-se em arquivos ou programas existentes na máquina. Para que um código malicioso seja considerado um vírus, ele deve ter a capacidade de autorreplicação, ou seja, fazer uma cópia de si mesmo e distribuir essa cópia para outros arquivos e programas do sistema infectado. O principal objetivo de um vírus é replicar-se e contaminar o maior número possível de programas, de maneira a comprometer outros sistemas. Para tal, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para se tornar ativo e dar continuidade à infecção! Essa informação é bastante importante: vírus não são autossuficientes, eles necessitam da execução de um hospedeiro para se propagar pelas redes enviando cópias de si mesmo.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Worm (ou Verme) é um programa capaz de se replicar automaticamente, enviando cópias de si mesmo. Diferente dos vírus, ele não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos através da rede, mas – sim – pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores ou pela execução direta de suas cópias. Em suma: eles não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos! Eles identificam computadores ativos na rede e exploram as conexões ou através da Internet por meio de correio eletrônico, redes sociais, bate papo, etc. Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, degradam sensivelmente o desempenho de redes e podem lotar o disco rígido de computadores.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • O vírus é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga infectando, inserindo cópias de si mesmo, anexando-se ou hospedando-se em arquivos ou programas existentes na máquina. Para que um código malicioso seja considerado um vírus, ele deve ter a capacidade de autorreplicação, ou seja, fazer uma cópia de si mesmo e distribuir essa cópia para outros arquivos e programas do sistema infectado. O principal objetivo de um vírus é replicar-se e contaminar o maior número possível de programas, de maneira a comprometer outros sistemas. Para tal, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para se tornar ativo e dar continuidade à infecção! Essa informação é bastante importante: vírus não são autossuficientes, eles necessitam da execução de um hospedeiro para se propagar pelas redes enviando cópias de si mesmo.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Worm (ou Verme) é um programa capaz de se replicar automaticamente, enviando cópias de si mesmo. Diferente dos vírus, ele não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos através da rede, mas – sim – pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores ou pela execução direta de suas cópias. Em suma: eles não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos! Eles identificam computadores ativos na rede e exploram as conexões ou através da Internet por meio de correio eletrônico, redes sociais, bate papo, etc. Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, degradam sensivelmente o desempenho de redes e podem lotar o disco rígido de computadores.

  • Unico erro da questão: não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas. Sendo que o virus se propaga fazendo copias de si mesmo!

  • Mudaram os conceitos de WORM e VIRUS.

  • Gab. ERRADO

    #WORM (Verme):

    ·        São programas autorreplicantes, passando de um sistema para outro SEM, NECESSARIAMENTE, utilizar um arquivo hospedeiro. Propaga-se automaticamente pelas REDES, pode causar danos sem a ativação do usuário, diferentemente do vírus. E não e preciso que execute.

    • Replica-se e envia cópias de si automaticamente,
    • PROPAGA-SE:

    @Por meio da exploração de vulnerabilidades

    @Pela execução direta de suas cópias.

    #RANSOMWARE (Sequestrador):

    • Sequestro de dados - criptografia – pede resgate.
    • Usa criptografia, para exige pagamento de um sequestro.

    ·        CRYPTO --> Criptografa ARQUIVOS

    ·        LOCKER --> BLOQUEIA o CELULAR

    ·        PHISHING é o precursor para viabilizar ataques de ransomware

    ·         O Ransomware BOOP --> codifica SOMENTE OS PRIMEIROS 150 KB DE ARQUIVOS de vídeo, documentos e fotos

     

    #BACKDOOR (Portas do Fundo - Chaveiro):

    • Abre portas e/ou falhas para futuros ataques.
    • PERMITE o RETORNO de um invasor para acesso FUTURO pelas PORTAS DO FUNDO
    • É controlado remotamente, capaz de reconfigurar partes do firewall.

    #TROJAN (Cavalo de Troia):

    • Programas impostoresarquivos que se passam por um programa desejável , mas que, na verdade, são prejudiciais, pois  executam mais funções  além daquelas que aparentemente ele foi projetado.
    • Contém códigos maliciosos que, quando ativados, causam a perda ou até mesmo o roubo de dados. 
    • Não infecta outros arquivos
    • Não se replica.
    • São exemplos de vírus contidos em programas aparentemente inofensivos e sua ação danosa é mascarada pelas funcionalidades do hospedeiro.

    #SNIFFERS (FAREJADORES - Firewall Ruin):

    • Usados para conseguir senhas em uma rede.
    • Ficam residentes na memória, analisando todo o tráfego que ali passa.
    • Qualquer entrada ou saída de dados é capturada.
    • Age monitorando o tráfego na rede

    #SPYWARE (ESPIÃO):

    • Coletando dados da máquina ou da rede e disponibilizando-as a terceiros.
    • Legal ou maliciosa, dependendo de como é instalado.

     @KEYLOGGER: Armazenar as TECLAS DIGITADAS pelo usuário e enviá-las a um invasor.

    @CREENLOGGER: Capturar e armazenar a posição do cursor nos momentos em que o mouse é clicado

    #ADWARE (Propaganda):

    • Apresentar propagandas para fins legítimos ou para fins maliciosos.

    #ROOTKIT (FOGUETEIRO):

    • ESCONDE e ASSEGURA a presença de um invasor.
    • Kit de Administrador – toma o acesso de adm da maquina.
    • Permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de código malicioso em um computador.

  • "não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas" Essa parte torna a questão errada.
  • Gabarito:Errado

    Dicas de Segurança da Informação:

    1- Princípios (DICAN): Disponibilidade (o arquivo sempre deve está disponível a pessoas autorizadas), Integridade (o arquivo não pode ser alterado), Confidencialidade (o arquivo deve está disponível as pessoas autorizadas), Autenticidade e Não Repúdio.

    2- Principais Malwares: Vírus (Progama ou parte do programa que insere copias de si mesmo para danificar o computador e que só ocasionará dano se for executado); Phishing (Lembra de "pescar", vou "pescar" suas informações, roubá-las através da criação de sites falsos); Ransoware (Torna inacessíveis os dados do seu computador e você terá que pagar uma quantia); Worm (Programa auto replicante que se executa a partir das falhas do sistema e pode ser propagado pela rede); Spyware (Espião. Monitoro suas atividades e mando a terceiro de 3 formas: keyloggers - tudo que você digita eu irei ver, screenlogger - tudo que você ver eu iria ver e adware - tudo que você pesquisa eu iria ver. Ex: As propagandas que aparecem no celular).

    3- Defesa dos Malwares: Firewall (Parede de fogo. Hardware ou Software. Filtra todos os pacotes que passam da internet para o computador e bloqueiam aqueles maliciosos, como a invasão de um ataque de worm, vírus e hackers. Não bloqueia se o vírus já estiver no seu computador e se você desabilitar o firewall); Antivírus (Detectar e eliminar os malwares do pc. Trabalha de 3 formas: Método de assinatura - irá procurar uma parte do vírus que não é alterada, caracterizando-o como vírus, Busca algorítmica - verificar os algoritmos que criaram aquele vírus no banco de dados, Sensoriamento Heurístico - irei verificar a execução e os registros do programa para assim definir se é um malware).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • vírus se propaga para outros documentos do PC, worm se propaga pela rede... Gab: ERRADO PMAL_2022
  • Sim, vírus se propaga e eserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas.

  • Gabarito aos não assinantes: Errado.

    Na verdade, é o inverso.

    "Não trate como vírus, quem te trata como worm"

    Os worms se propagam automaticamente pelas redes e executam diretamente as suas cópias.

    (Q969293FCC/2019) Vírus e worms são dois tipos de malware que podem ser obtidos por e-mail, em sites da internet, no compartilhamento de arquivos, em redes sociais e mensagens instantâneas, entre outros. Diferentemente dos vírus, os worms propagam-se enviando cópia de si próprio automaticamente pelas redes. (Certo)

    O vírus, por sua vez, são programas ou parte de programa que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se torna parte do programa ou do arquivo. (Fonte: Cartilha de segurança para a internet).

    (Q265670/CEBRASPE/2011)Vírus de computador é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso e danoso, que se propaga em computadores e dispositivos computacionais, como telefones celulares, notebooks e PDAs, infectando-os. (Certo)

    Vale a pena conhecer ou pouco mais sobre vírus. São compostos por três partes:

    • Mecanismos de infecção: como se propaga
    • Mecanismo de ativação: quando a carga útil é entregue
    • Carga útil: o que o vírus faz quando se espalha

    (Q933061/CEBRASPE/PF/2018) Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado. (Errado. O mecanismos de infecção se refere a maneira como o vírus se propaga. A questão se refere à carga útil ou bomba lógica)

    __

    Bons estudos.

    Equívocos, reportem!

    1. VÍRUS -> depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro.
    2. BOTS (robôs) ->Se propaga automaticamente pela rede.
    3. TROJAN (cavalo de tróia) -> depende da execução

     

    ♪ ♫ ♩ ♫ ♭

    O WORM é um verme auto replicante,

    nem carece de hospedeiro e ataca num instante...

    Já o VÍRUS tem uma função basilar,

    necessita de hospedeiro para poder se propagar.

    ♪ ♫ ♩ ♫ ♭

  • O vírus se propaga fazendo cópias de si mesmo.

    ps: precisa ser executado, em regra, mas possui algumas exceções.

  • O erro da questão está em afirmar que: O vírus se propaga fazendo copias de si mesmo!

  • vírus: precisam de um hospedeiro e ser executado.

    worms são vermes autorreplicantes, assim não precisam de hospedeiro e nem ser executado.

  • O vírus se propaga fazendo cópias de si mesmo.

  • Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de copias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela ´ execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Fonte: cartilha

  • ate agr nao entendi qual o erro da questao

  • O vírus se propaga fazendo cópias de si mesmo!!!

  • copiando comentário de Delegada Dolores

    vírus: precisam de um hospedeiro e ser executado.

    worms são vermes autorreplicantes, assim não precisam de hospedeiro e nem ser executado.

  • CUIDADO MARRETEIROS...

    REGRA: VÍRUS NECESSITA DE EXECUÇÃO PARA SE PROPAGAR

    EXCECÇÃO : VÍRUS DE SCRIPT ( PROPAGA-SE AUTOMATICAMENTE)

    O vírus, em regra, requer sua execução para poder realizar seus danos. O vírus de script, no entanto, é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador web, dependendo de suas configurações, pode ser executado pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura execução automática.

  • UM SIMLPLES "NÃO" NA ASSERTIVA PODE TIRAR VOCÊ DE SEU SONHO.

    COLEGAS TOMEM MUITO CUIDADO E LEIAM COM ATENÇÃO.

  • Vírus e worms causam danos e se replicam rapidamente.

    A principal diferença entre eles está na forma como se multiplicam automaticamente:

    • Vírus precisam da ajuda de um hospedeiro;
    • Worms agem de forma independente.
  • Gabarito: Errado.

    O vírus se propaga através da execução de um programa.

    O worm não precisa ser executado, ele tem vida própria.

  • ERRADO- "o vírus, ao contrário do worm, NÃO se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas"

    • O vírus SE PROPAGA fazendo cópias de si mesmo, por isso a questão está errada
  • ERRADO!

    A banca tentou confundir e trocou os as definições.

  • O "vírus", infecta os arquivos de um computador. Necessita de execução, que se faz quando o usuário recebe um e-mail, executa um programa ou acessa um site contaminado.

    O "worm" ou, "verme", não infecta arquivos, ele infecta a rede, sempre buscando alguma vulneravulnerabilidade. Alguns "crackers" usam esse recurso para infectar computadores conectados em uma rede, para fazer com que a máquina trabalhe para ele. Tipo: garimpar bitcoins.

    O firewall do Windows tenta amenizar os danos causados pelo worm, ele atua de forma a tentar reduzir o tráfego anormal de dados.

    Exemplo de virus: Mugen.vbs, Melissa, Ilove you, etc.- Que esconde as pastas de arquivos de pendrivers ou mesmo da máquina, criando atalhos duvidosos.

    Exemplo de worm: Cavalo de troia, morris.. etc.

    Obs.: O worm, morris, infectou mais de 6.000 computadores nos EUA, incluindo alguns da Nasa.

    É possível instalar um vírus através de um worm.

  • banda tentou confundir. conceitos trocados.

    Gab.: Errado

  • Não vamos dificultar a vida do concurseiro, essas palavras chaves vc diferencia um do outro, o objetivo é acertar questões e não vira um mestre da informática...

    diferença fundamental ente ambos é que o vírus precisa ser executado pelo usuário para se propagar enquanto o worm não, ele tem vida própria, ele mesmo é auto execultável.

  • Vírus: Se propaga inserindo cópias de si mesmo, tornando-se parte de outros programas e arquivos. Depende da execução do programa ou arquivo para se propagar.

    Worm: Sua propagação se da por meio da exploração de vulnerabilidade / falhas na configuração de programas instalados no computador.

    Diferente do vírus o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, sua propagação se dá automaticamente pelas redes enviandos cópias de si mesmo de computador para computador.

    Bons estudos!!

  • ERRADO

    NÃO CONFIE NAS PESSOAS. ELAS SÃO FALSAS, AINDA MAIS QUANDO O SEU DESEMPENHO É MUITO MAIOR DO QUE O DELAS.!!

  • GAB: E

    O vírus se propaga sim.

  • ERRADO

    Vírus = se propaga fazendo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos

    (precisa ser executado para se propagar)

    ______________________________________

    Worm = se propaga automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de equipamento para equipamento

    (NÃO precisa ser executado)

  • Errado, pois os vírus se propagam enviando cópia de si mesmo e dependem de excução.Já os worms se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de uma computador para outro. Não precisam de programas hospedeiros

  • ERRADA

    Ambos propagam cópias de si mesmos, porém:

    O worm faz isso automaticamente.

    O vírus faz isso mediante a execução pelo usuário.

  • Vírus e worms têm uma série de características distintas. Um vírus pode atacar seu hospedeiro por meio de diferentes portadores e infectar novos portadores transferindo código ativo para estes. Um worm, por outro lado, não depende de um usuário para se espalhar; assim que o worm é ativado, ele consegue se espalhar automaticamente. É isso que habilita os worms a infectar grandes áreas em um curto período.

    Diferentemente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores

    Fonte: PDF Alfacon, aula de informática profº Rafael Araújo.

  • O erro da questão está na afirmação que o vírus não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas. Sabemos que o vírus se propaga incluindo cópias próprias.
  •  vírus precisa ser executado pelo usuário para se propagar

    o worm não, ele tem vida própria.

  • GAB: ERRADO

    A MAIOR DIFERENÇA ENTRE O VÍRUS E O WORM É QUE O WORM É CAPAZ DE SE AUTOREPLICAR SOSINHO , OU SEJA , NÃO PRECISA DE EXECUÇÃO DO USUÁRIO E TBM NÃO PRECISA DE OSPEDEIRO , O VÍRUS PRECISA

  • ERREI NA PROVA E AQUI TAMBÉM, POR ERRO DE INTERPRETAÇÃO

    VAMOS LÁ

    ELE FAZ UMA AFIRMAÇÃO DO VÍRUS:

    PARTE 1 INCORRETA: ELE SE PROPAGA SIM POR CÓPIAS AUTOMÁTICAS

    PARTE 2 CORRETA: mas pela execução direta de uma de suas cópias

  • Fonte:@projeto_1902

    REVISANDO - Fonte:@projeto_1902 (DAVID SANATANA - 28/01/22) "Q09/400"

    A grande diferença entre vírus e WORM está na forma como eles se propagam: o VÍRUS, ao contrário do worm, não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas, mas pela execução direta de uma de suas cópias. (ERRADO)

    1º Entenda que:

    #MALWARE:

    • É qualquer softWARE MALigno criado especificamente para infectar e prejudicar o sistema host ou seu usuário.
    • A categoria de MALWARE inclui=> VÍRUS, spyware, adware, ransomware e outros software nocivos).

    #VÍRUS:

    • É um tipo de MALWARE.
    • Programa ou parte de um programa, que se propaga infectandoinserindo cópias de si mesmo, anexando-se ou hospedando-se em arquivos ou programas existentes na máquina.  
    • DEPENDE de execução

    2º MALWARES MAIS COMUNS A SEREM COBRADOS PELA CESPE:

    1) WORM (Verme): (LEMBRA DA CRIANÇA COM VERME)

    • Replica-se e envia cópias de si automaticamente,

    @PROPAGA-SE:

    • Por meio da exploração de vulnerabilidades de programas e de conexões de rede
    • Pela execução direta de suas cópias de hardware

    2) RANSOMWARE (Sequestrador) - (LEMBRE DE UM SEQUESTRADOR)

    • Sequestro de dados - criptografia – pede resgate.
    • Usa criptografia, para exige pagamento de um sequestro.

    @ATENÇÃO!!!

    • Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.(irmão de Thor)
    • Ransomware Crypto: impede que você acesse dados no equipamento infectado utiliza criptografia – kryptonita te deixa sem reação).

    3) BACKDOOR => Portas do Fundo ( LEMBRE DO CHAVEIRO DO FILME MATRIX)

    • Abre portas e/ou falhas para futuros ataques.
    • PERMITE o RETORNO de um invasor para acesso FUTURO pelas PORTAS DO FUNDO
    • É controlado remotamente, capaz de reconfigurar partes do firewall.

    4) TROJAN => cavalo de troia (LEMBRE DO PRESENTE GREGO AOS TROIANO)

    • Firewall Ruin => AUXILIAR DO CHAVEIRO (BACKDOOR )
    • Abre portas de comunicação para que através da Internet a máquina possa ser invadida ou monitorada.

    Ø São Exemplos Os SNIFFERS ou FAREJADORES usados para conseguir senhas em uma rede. Ø Ficam residentes na memória, analisando todo o tráfego que ali passa. Ø  Qualquer entrada ou saída de dados é capturada. Ø Age monitorando o tráfego na rede

    5) SPYWARE => ESPIÃO ( IRENE ADLER DE SHERLOCK HOLMES)

    • Coletando dados da máquina ou da rede e disponibilizando-as a terceiros.
    • Legal ou maliciosa, dependendo de como é instalado.

    ü KEYLOGGERArmazenar as teclas digitadas pelo usuário e enviá-las a um invasor.

    ü CREENLOGGER Cursor/tela Capturar e armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor nos momentos em que o mouse é clicado

    ü ADWARE Propaganda: Apresentar propagandas Para fins legítimos, ou ser usado para fins maliciosos.

    6) ROOTKIT => FOGUETEIRO E SEGURANÇA (ENTEGRANDE DO TRAFICO QUE AVISA A CHEGA DA POLICIA)

    • ESCONDE e ASSEGURA a presença de um invasor.
    • Permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de código malicioso em um computador comprometido.

  • Questão errada! Vírus-> Não é um programa completo. Precisa ser executado para entrar em ação. Necessita de hospedeiro para se propagar. Worm (verme)-> Software completo. Não precisa ser executado. Se propaga de maneira eficiente normalmente sendo enviado de um computador para outro (ou de uma rede à outra).
  • Vírus

    - Programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso

    - Propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos

    - Depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado

    - Vírus precisa do hospedeiro

    GABARITO E

  • ACHEI TÃO INCRÍVEL (bem elaborada nos detalhes ) ESSA QUESTÃO QUE MARQUEI ALTERNATIVA ERRADA POR SER CESPE.

  • CESPE sempre inventando uma maneira diferente de perguntar sobre a diferença de Vírus e Worms kkkkk

  • Prezados, a questão aborda conhecimentos pertinentes a Segurança da Informação, especificamente sobre Malware.

    Desta forma, passaremos a tratar da questão.

    Conforme definição da Academy do Avast:

    “A principal diferença entre eles está na forma como se multiplicam automaticamente: vírus precisam da ajuda de um hospedeiro, enquanto worms agem de forma independente."

    Portanto, tanto vírus e worms se propagam automaticamente.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Vírus:

    • Se propaga inserindo cópias de si mesmo, tornando-se parte de outros programas e arquivos. 
    • Depende da execução do programa ou arquivo para se propagar.

    Worm:

    • Sua propagação se da por meio da exploração de vulnerabilidade / falhas na configuração de programas instalados no computador.
    • Diferente do vírus o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, sua propagação se dá automaticamente pelas redes enviandos cópias de si mesmo de computador para computador.

  • VÍRUS: propaga-se inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    WORM: não insere cópias de si mesmo em outros programas.

  • Além disso, complementando os comentários dos colegas, uma das diferenças é que o worm é o próprio programa ou arquivo malicioso.

    Vamos lá, galera. Deus no comando e rumo à nossa glória.

  • A grande diferença entre vírus e worms está na forma como eles se propagam: o vírus, ao contrário do worm, não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas, mas pela execução direta de uma de suas cópias.

    Os vírus se propagam ao incluir em outros arquivos ou programas, cópias de si mesmo. Além disso, necessitam ser executados pelo usuário, ou seja, a infecção que já explicada, se dá quando o usuário executa arquivo ou programa hospedeiro.

    Já os Worms se propagam pela rede, compartilhando de modo independente cópias de si entre os computadores conectados a mesma rede.