SóProvas


ID
5486638
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Habilidades sociais são classes de comportamentos que, quando emitidas, contribuem para o estabelecimento de relações saudáveis, respeitosas e produtivas entre as pessoas. De acordo com a abordagem cognitivo-comportamental, as habilidades sociais são

Alternativas
Comentários
  • O conceito de Habilidades Sociais (HS), ou comportamento socialmente habilidoso, pode ser definido como um conjunto de comportamentos de um indivíduo, ou seja, sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos expressos de forma adequada à situação, com respeito aos demais, podendo resolver os problemas imediatos e minimizar os futuros (Caballo, 1998). Outra conceituação vincula a área das habilidades sociais a um universo mais amplo das relações interpessoais, voltando-se à assertividade, habilidades de comunicação, resolução de problemas, cooperação e outras provenientes dos rituais sociais (Del Prette & Del Prette, 1999)..

    Nesse sentido, o treinamento pode visar a uma prevenção primária em crianças, para prevenir a ocorrência de déficits em HS ao longo das etapas do ciclo vital do desenvolvimento (Del Prette & Del Prette, 1998), bem como uma prevenção secundária, voltada a adultos que apresentam esquivas de situações sociais e déficits já estabelecidos. Falcone (2000, 2002) destaca que os programas preventivos devem focalizar o desenvolvimento da assertividade, bem como da empatia e da solução de problemas, visando a aumentar as competências sociais.

    Fonte: OLIVEIRA, Margareth da Silva; Ilana Andretta (org.). Manual prático de terapia cognitivo comportamental. São Paulo: Casa do psicólogo, 2011. E-book

  • As Habilidades Sociais podem ser entendidas como um conjunto de comportamentos verbais e não verbais que facilitam a comunicação entre as pessoas. Existem pessoas que apresentam dificuldades de habilidades sociais e estas podem ser aprendida ao longo da vida, apesar de na infância ser considerado o momento crítico para aprender essas habilidades. 
    Derivado da teoria de aprendizagem social e do condicionamento operante, o treino de habilidades enfatiza a importância de determinar expectativas claras com instruções específicas, guiando o indivíduo por meio do uso frequente de incentivos, do emprego de modelagem e da utilização de role-playing ou ensaios comportamentais, oferecendo feedback positivo e valorizando pequenas melhoras no comportamento social. O treino inclui ainda ensinar uma percepção social adequada, inclusive as normas, regras e expectativas dos outros com quem o indivíduo estará interagindo. Na prática do treino de habilidades sociais, primeiramente se discute a definição de habilidades sociais, utilizando-se experiências prévias do paciente; depois, os déficits e os comportamentos que prejudicam as interações sociais do paciente são investigados; passa-se para a observação ao vivo, com treinamentos dentro (role-play, modelagem) e fora da sessão (treino de conversação em frente ao espelho); e na etapa final, combina-se o treino em situações sociais.
    Gabarito do Professor: Letra C.