SóProvas


ID
5486641
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É uma conduta desejável que toda intervenção psicológica seja precedida de uma avaliação. No caso de ser solicitado um atendimento psicológico para uma mulher que apresenta reações emocionais intensas e desorganizadas, porque um de seus filhos morreu subitamente, o processo avaliativo

Alternativas
Comentários
  • Penso que, na perspectiva que temos hoje a partir do DSM-V, após a retirada do luto como fator de exclusão nos quadros de depressão, que uma avaliação pode funcionar com a função de diagnóstico diferencial, não?

  • Respondi E, entendendo que se trata de uma situação em que deve ser realizada a avaliação, não há necessidade de ser minuciosa e que deve ser realizada no começo. O ítem D realmente é polêmico. Não marquei ele pprque achei estranha essa idéia de "limitar hipoteses".

  • A questão solicita conhecimentos acerca da avaliação para o processo de intervenção psicológica.


    A avaliação psicológica se faz necessário para que se conhece aspectos da estrutura psíquica do paciente para direcionar corretamente o processo interventivo.


    1. ERRADA

    O processo avaliativo é sempre recomendado preliminarmente à intervenção e durante  todo processo interventivo..


    1. ERRADA

    A avaliação deve ser minuciosa, independente do quadro apresentado, e isso decorre em investigar a pessoa, qual sua demanda, como foi sua história de aprendizagem e quais são as relações estabelecidas com o contexto. 


    1. ERRADA

    A avaliação não ocorre apenas no início do acompanhamento psicoterápico, mas durante todo o processo. Dessa forma, como o paciente vai se transformando ao longo do processo, pode ir aprendendo e desenvolvendo novas formas de relacionamento e adquirindo maior poder de discriminação de situações consideradas aversivas. Dessa forma, diferentes maneiras de interpretação das situações vão sendo favorecidas e, consequentemente, novas habilidades de enfrentamento podem ser emitidas. 


    1. ERRADA

    Não visa apenas o diagnóstico diferencial, também permite fazer um diagnóstico topográfico e funcional  e escolher as técnicas mais pertinentes e eficazes para serem utilizadas no processo terapêutico.


    1. CERTA

    A partir do conhecimento que vai se adquirindo do paciente durante o processo de avaliação, o profissional poderá realizar intervenções que se fizerem necessárias para que possa haver  possibilidades de mudanças do quadro apresentado.




    Gabarito da Professora: LETRA E.


    Fonte: Barletta, Janaína Bianca. (2011). Avaliação e intervenção psicoterapêutica nos transtornos disruptivos: algumas reflexões. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 7(2), 25-31.