SóProvas


ID
5487712
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. 


Convido-lhe a participar como palestrante do Ciclo de Debates sobre a Execução do Plano Regional de Combate à Covid-19, a ser realizado em 30 de outubro de 2020, às 9 horas, em forma de videoconferência, devendo, sua presença ser confirmada no prazo de uma semana a contar do recebimento desse.  

Alternativas
Comentários
  • No fragmento, há quatro incorreções: 1) dois objetos indiretos (e nenhum direto) para o verbo transitivo direto e indireto "convidar"; 2) a inserção da vírgula imediatamente após "devendo" separa o complemento verbal (objeto direto) do seu verbo; 3) a falta da vírgula imediatamente após "semana", pois deveria existir uma para separar a oração reduzida; 4) uso do pronome demonstrativo "desse" em lugar de "deste". Eis o trecho reescrito corretamente:

    "Convido-lhe participar como palestrante do Ciclo de Debates sobre a Execução do Plano Regional de Combate à Covid-19, a ser realizado em 30 de outubro de 2020, às 9 horas, em forma de videoconferência, devendo sua presença ser confirmada no prazo de uma semana, a contar do recebimento deste. "

    Errado

  • Também há um detalhe mais sutil: o uso da primeira pessoal do singular, dando pessoalidade a uma redação que deveria ser impessoal.

  • ATENÇÃO!:

    O uso da primeira pessoa do singular não fere - por si só - a impessoalidade de uma Redação Oficial. Isso é uma equivoco que eu mesmo costumava cometer.

    Vejamos:

    1. A primeira pessoa pode ou não ferir a impessoalidade de uma Redação Oficial. Isso irá depender de como ela será aplicada. Se a estrutura se encontrar em padrões informais ou der demasiada ênfase na primeira pessoa, certamente isso implicará na quebra da impessoalidade, CONTUDO, um uso adequado do verbo, tanto na primeira pessoa do singular, quanto na do plural, é permitido e até recomendado no MRPR, vide sua pag. 30:

    "O texto do documento oficial deve seguir a seguinte padronização de estrutura:

    I – nos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:

    a) introdução: em que é apresentado o objetivo da comunicação. Evite o uso das formas: Tenho a honra de, Tenho o prazer de, Cumpre-me informar que. Prefira empregar a forma direta: Informo, Solicito, Comunico;"

    Perceba que, segundo o próprio Manual. Falar em nome da Administração Pública é permitido, desde que de forma concisa. Um bom exemplo disso é essa questão da CEBRASP: Q767812.

    2. Apesar de tudo isso, algumas bancas, às vezes, consideram a primeira pessoa como indevida às Redações Oficiais, é o caso dessa questão da Quadrix: Q1836979.

    Assim, recomendo que você avalie bem todas as assertivas para não acabar errando a questão devido às incoerências das bancas.

    Fiquem na paz!

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    O trecho apresentado na questão possui 3 erros:


    - O 1º é referente aos complementos do verbo convidar, que é bitransitivo, ou seja,  ele exige um objeto direto e um objeto indireto. Entretanto, ao contrário disso, verificamos na frase ele está acompanhado de dois objetos indiretos como complemento (o pronome LHE, que é substituto dos objetos indiretos, e a preposição "a"), o que é incorreto. Assim, a construção correta é "Convido-o a participar";
    - O 2º erro diz respeito ao emprego da vírgula após o vocábulo "devendo". De acordo com a regra da gramática normativa, o verbo e o seu complemento não podem ser separados por vírgula: [...] devendo sua presença ser confirmada [...];
    -  O 3º erro está no emprego do pronome "desse". Tendo em vista que o convite está próximo da pessoa que o enviou (pensando na ideia que foi o remetente que elaborou), o correto é utilizar o pronome "deste". 

    OBS: Quando a oração desenvolvida ou reduzida vier antes da principal, a vírgula é necessária, mas quando vier depois, não é obrigatória. Sendo assim, a vírgula antes da oração "a contar do recebimento desse" é opcional e, portanto, não é considerado erro.



    Gabarito do Professor: ERRADO