SóProvas


ID
5488123
Banca
Quadrix
Órgão
CRT-01
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A busca pela primazia do interesse coletivo exige do Estado prerrogativas e poderes instrumentalizadores de sua atuação. Quanto aos poderes administrativos, assinale a alternativa incorreta. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra B

    O poder hierárquico não aplica sanções. São os poderes disciplinar (internamente) e de polícia (externamente) que aplicam sanções.

    Bons estudos.

  • Poder disciplinar. O poder hierárquico possui as seguintes prerrogativas: fiscalização, coordenação, delegação, revisão, avocação, dentre outras. Representa um grau de subordinação dentro da própria Administração.

  • Outra forma: a punição se liga IMEDIATAMENTE ao Poder Disciplinar e MEDIATAMENTE ao Poder Hierárquico

  • Letra B.

    PODER HIERÁRQUICO

    É o poder da Administração para estabelecer hierarquia entre órgãos e agentes públicos. É necessário haver a hierarquia para que o superior possa comandar, dar ordens, corrigir os atos, avocar atribuições aos seus subordinados.

    PODER DISCIPLINAR

    É o poder de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à relação especial com a Administração Pública.

  • Poder Hierárquico : é o que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal.

  • GAB. B

    PODER HIERÁRQUICO:

    É o meio de que dispõe a Administração Pública para distribuir e escalonar as funções dos órgãos públicos; estabelecer a relação de subordinação entre seus agentes; e ordenar e rever a atuação de seus agentes. 

  • ALTERNATIVA B

    PODER DISCIPLINAR

    Conceito: poder de punir os servidores pelas infrações funcionais e particulares que tenham vínculo especial (supremacia especial) com a Administração Pública.

  • Lembrete:

    Excesso de poder = Competência

    Desvio de poder = Finalidade

    Gabarito: B

  • Que diabos é a abstenção de fatos? Omissão de informações?

  • Diferencia entre o poder hierárquico e o poder disciplinar

    PODER HIERÁQUICO: Tem como finalidade distribuir e escalonar funções ( organização adm)

    • É um poder permanente
    • É um poder interno ( do superior para seu subordinado )

    PODER DISPLINAR: Tem uma supremacia especial

    • Vai punir:

    -Servidores

    -Particulares ( mas somente aqueles vinculados com a administração )

    ex: Particular que assinou contrato com adm

    ex: aluno de escola pública

  • GABARITO:B

    Questões a respeito do poder disciplinar:

    (CESPE/MPE/2020)Um tenente da Marinha do Brasil determinou que um grupo de soldados realizasse a limpeza de um navio, sob pena de sanção se descumprida a ordem. Nesse caso, o poder a ser exercido pelo tenente, em caso de descumprimento de sua ordem, é disciplinar e deriva do poder hierárquico.(CERTO)

    Essa questão deixa claro o gabarito ao estabelecer que o poder hierárquico é MEDIATO ao exercício de aplicar sanções, já o poder disciplinar atua de forma IMEDIATA na aplicação das sanções.

    (CESPE-MPE-2018)Decorre do poder disciplinar a prerrogativa da administração pública de punir internamente as infrações funcionais de seus servidores e as infrações administrativas cometidas por particulares com quem o ente público tenha algum vínculo.(CERTO)

    (CESPE-MPE-2018)O poder disciplinar da administração pública é considerado discricionário nos procedimentos previstos para apuração de faltas administrativas, tendo em vista que não existem regras rígidas, por exemplo, para considerar a gravidade da infração e arbitrar uma pena.(CERTO)

    (CESPE-STJ-2018)O poder disciplinar, decorrente da hierarquia, tem sua discricionariedade limitada, tendo em vista que a administração pública se vincula ao dever de punir.(CERTO)

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa incorreta e para resolvê-la, exige-se conhecimento acerca dos poderes e deveres do administrador público.

     

    A – CORRETA – Os poderes administrativos devem ser usados em conformidade com a lei e em prol do benefício comum.

     

    Realmente, os poderes administrativos são prerrogativas de que a Administração Pública goza em razão de esta representar e defender o interesse público.


    B – ERRADA – O poder hierárquico é o poder de aplicar sanções e penalidades, apurando infrações dos servidores.

     

    Na verdade, a conceituação acima se refere ao poder disciplinar que é o poder de punir internamente as infrações cometidas pelos agentes administrativos, o poder disciplinar é exercido no âmbito dos órgãos e serviços da Administração. O poder disciplinar será sempre um poder interno da Administração Pública e por isso não se confunde com sanções penais. Logo, assertiva incorreta.


    C – CORRETA – O poder de polícia é a função da Administração Pública de limitar ou disciplinar direitos, regulando a prática de atos ou a abstenção de fatos, em razão do interesse coletivo.

     

    Realmente, o poder de polícia é a prerrogativa da Administração Pública de restringir o exercício de direitos e atividades por particulares com o objetivo de defender os interesses de toda a coletividade.


    D – CORRETA – Entende-se por excesso de poder o fato em que a autoridade pública extrapola a competência que lhe foi atribuída.

     

    O abuso de poder é gênero de que são espécies o desvio de poder (ou desvio de finalidade) e o excesso de poder.

     

    Na hipótese acima, mostra-se correto o enunciado apresentado, uma vez que há excesso de poder quando o agente atua fora dos limites de sua competência / excede sua competência. 


    E – CORRETA – Há desvio de poder quando o agente do Estado praticar o ato, até mesmo dentro dos limites da competência a ele conferida, visando a alcançar outra finalidade, que não aquela prevista em lei. 

     

    O abuso de poder é gênero de que são espécies o desvio de poder (ou desvio de finalidade) e o excesso de poder.

     

    Na hipótese acima, mostra-se correto o enunciado apresentado, uma vez que há desvio de poder, quando o agente atua dentro dos limites de sua competência, porém pratica ato visando a uma finalidade diversa daquela prevista em lei.

     





    Gabarito da banca e do professor: letra B

     

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 50-51.

  • Questão: B

    Uma observação interessante: o poder disciplinar é originário do poder hierárquico.