Backup completo ou full é simplesmente fazer a cópia completa de todos os arquivos, pastas ou volumes para destinos estabelecidos como servidores, sistemas de discos ou fitas como tapes LTO e .
A principal vantagem em realizar o backup full é ter uma cópia idêntica do ambiente de produção, o que facilita ao gestor de TI localizar arquivos ou pastas que porventura necessitem ser restaurados.
Por outro lado, fazer a cópia completa dos dados indiscriminadamente sem nenhum tipo de verificação sempre consumirá mais espaço que o necessário, pois todas as informações serão copiadas, inclusive as que já estão armazenadas e não foram alteradas.
Backup incremental surgiu para sanar algumas deficiências encontradas ao realizar o backup full, como a de sempre copiar todos os dados a cada operação, mesmo que nenhuma alteração tenha sido realizada.
Além dos recursos desnecessariamente consumidos para manter diversas cópias completas dos dados, o crescimento explosivo na criação de conteúdo aumentou muito o tempo gasto para manter o backup sempre atualizado.
O primeiro passo para instituir um sistema de backup incremental é a realização da cópia completa dos dados.
Assim que essa cópia for realizada, a cada nova instrução de backup o sistema verificará quais arquivos foram alterados desde o último evento e, havendo alteração, só copiará os que forem mais atuais.
Backup Diferencial para minimizar esse risco da perda de dados, o backup diferencial alia o conceito de economia e velocidade do backup incremental, porém com uma diferença fundamental: Após realizar o primeiro backup completo, cada backup diferencial compara o conteúdo a ser copiado com o último backup full e copia todas as alterações realizadas.
Isso significa que uma maior quantidade de dados será gravada a cada novo backup diferencial, pois o último fragmento sempre conterá todas as diferenças entre o backup original e o volume de dados atualizado.
Esse processo é mais prático quando comparado ao incremental, pois só exigirá o backup completo e o último fragmento de backup para restauração de dados.
O Backup completo, ou full, é aquele que faz uma cópia de todos os arquivos existentes no dispositivo ou servidor para outro local de armazenamento. Consequentemente, esse tipo é mais demorado e ocupa um espaço em disco maior, porém reproduz fielmente e apresenta uma maior segurança caso aconteça a perda de dados.
Backup incremental é o tipo que copia os arquivos que foram alterados desde o último backup desse tipo (FULL). Os seus principais benefícios são a rápida realização e também o fato de ocupar um menor espaço de armazenamento, porém a restauração é mais demorada e mais suscetível a problemas.
backup diferencial salva os dados alterados desde o último backup completo, apresenta uma maior praticidade e segurança, porém armazena um maior volume de dados a cada atualização e o armazenamento
pode acabar superando o do backup completo.
fonte: https://4infra.com.br/saiba-mais-sobre-a-importancia-e-os-tipos-de-backup/