SóProvas


ID
5491363
Banca
NUCEPE
Órgão
PM-PI
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal Militar
Assuntos

Sobre a ação penal militar, assinale a alternativa CORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • A) Qualquer pessoa, no exercício do direito de representação, poderá provocar a iniciativa do Ministério Publico, dando-lhe informações sobre fato que constitua crime militar e sua autoria, e indicando-lhe os elementos de convicção, o que configura a delatio criminis postulatória.  (ERRADO)

    • delatio criminis postulatória é aquela em que a vítima ou qualquer do povo comunica o fato a autoridade policial e pede a instauração do inquérito.

    B) Apresentada a denúncia, o Ministério Público poderá desistir da ação penal. (ERRADO)

    • CPPM, Art. 32. Apresentada a denúncia, o Ministério Público não poderá desistir da ação penal.

    C) A denúncia deve ser apresentada sempre que houver prova de fato que, em tese, constitua crime e indícios de autoria, em razão do princípio da disponibilidade.  (ERRADO)

    • Principio da Obrigatoriedade.

    D) A denúncia será inepta se já estiver extinta a punibilidade. (CERTO)

    • CPPM, Art. 78. A denúncia não será recebida pelo juiz:

    c) se já estiver extinta a punibilidade;

    E) Sempre que, no curso do processo, o Ministério Público necessitar de maiores esclarecimentos, de documentos complementares ou de novos elementos de convicção, poderá requisitá-los de qualquer autoridade militar ou civil, em condições de fornecê-los, mediante autorização judicial. (ERRADO)

    • Poderá requisitá-los diretamente.

    GABARITO - D

  • Questao ao meu ver equivocada, não há que se falar de inépcia. Pois o conceito jurídico inépcia seria quando ação não preenche os requisitos legais exigidos, por exemplo, a ação não foi aceita ou rejeitada por inépcia da inicial. Não aceitar a denúncia pela extinção da punibilidade (artigo 78)é diferente de denuncia inepta, que será rejeitada ao não atender os requisitos descritos no 77 do CPPM.
  • Significado de Inepta

    adjetivo Sem aptidão; que não sabe nem consegue realizar algo; incapaz. Que denota falta de inteligência: opinião inepta. Falta de coerência, de lógica: raciocínio inepto. Sem capacidade ou que expressa incapacidade.

  • "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

    #PMMG

    D

    CPPM 

    Proibição de existência da denúncia

            Art. 32. Apresentada a denúncia, o Ministério Público não poderá desistir da ação penal.

    Exercício do direito de representação

            Art. 33. Qualquer pessoa, no exercício do direito de representação, poderá provocar a iniciativa do Ministério Publico, dando-lhe informações sôbre fato que constitua crime militar e sua autoria, e indicando-lhe os elementos de convicção.

    Informações

             § 1º As informações, se escritas, deverão estar devidamente autenticadas; se verbais, serão tomadas por têrmo perante o juiz, a pedido do órgão do Ministério Público, e na presença dêste.

    Requisição de diligências

            § 2º Se o Ministério Público as considerar procedentes, dirigir-se-á à autoridade policial militar para que esta proceda às diligências necessárias ao esclarecimento do fato, instaurando inquérito, se houver motivo para esse fim.

    delatio criminis postulatória é aquela em que a vítima ou qualquer do povo comunica o fato a autoridade policial e pede a instauração do inquérito. 

    delatio criminis simples é aquele em que a vítima ou qualquer do povo só comunica o fato à autoridade.

    A denúncia deve ser apresentada sempre que houver prova de fato que, em tese, constitua crime e indícios de autoria, em razão do PRINCÍPIO DA OBRIGATORIEDADE;

    Rejeição de denúncia

            Art. 78. A denúncia não será recebida pelo juiz:

           a) se não contiver os requisitos expressos no artigo anterior;

           b) se o fato narrado não constituir evidentemente crime da competência da Justiça Militar;

           c) se já estiver extinta a punibilidade;

           d) se fôr manifesta a incompetência do juiz ou a ilegitimidade do acusador.

  • Camilla de Sá "Questao ao meu ver equivocada, não há que se falar de inépcia. Pois o conceito jurídico inépcia seria quando ação não preenche os requisitos legais exigidos, por exemplo, a ação não foi aceita ou rejeitada por inépcia da inicial. Não aceitar a denúncia pela extinção da punibilidade (artigo 78)é diferente de denuncia inepta, que será rejeitada ao não atender os requisitos descritos no 77 do CPPM.

    ??? SE EXTINTA A PUNIBILIDADE, FALTA 01 ELEMENTO. LOGO É INÉPT - FALTA PRESSUPOSTO.

    A MENINA, NO PRÓPRIO COMENTÁRIO RESPONDE, E ACHA ERRADO. LOL