SóProvas


ID
5492773
Banca
PM-MT
Órgão
PM-MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Leia parte de uma entrevista constante da matéria Dez vítimas por dia, por João Batista Jr., e responda à questão.
Para Jamila Jorge Ferrari, delegada coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher de São Paulo, denunciar o companheiro agressor é a única forma de interromper a escalada de violência que pode culminar no feminicídio.
Por que o feminicídio tem aumentado?
Há vários fatores. O feminicídio passou a ser uma agravante em 2005, então a polícia levou um tempo para fazer o registro da forma correta. Há também o fato de as mulheres terem mais coragem de denunciar e de a imprensa estar mais interessada na pauta. É um crime que existe desde sempre.
Por quê?
Ninguém começa um relacionamento dando um tapa na cara. A agressão vem em escala contínua. Os primeiros sinais ocorrem quando o companheiro sugere que a mulher não use determinada roupa, pede para ver o celular e para ela evitar certas amizades. Isso evolui para um esbarrão, tapa, soco e, em último caso, o feminicídio. Trata-se de um crime não premeditado. Em geral, é um ataque de fúria com muita crueldade.
[...]
Como evitar esse crime?
Além da importância de denunciar o agressor em casos imediatos, a longo prazo esse quadro só será transformado com a educação. A Espanha reduziu os casos de feminicídio porque as escolas públicas e particulares passaram a dar aulas sobre igualdade de gênero e respeito ao próximo. Não podemos esquecer: homens machistas foram criados por mulheres machistas. O machismo não está no DNA, ele é uma construção social. Enquanto as escolas não tiverem um programa para ensinar que todos temos os mesmos direitos e importância, não haverá evolução.
(Revista Veja, Ed. 2674.)

A respeito do texto, analise as afirmativas.
I- A resposta à primeira pergunta leva ao entendimento de que o feminicídio não é fato recente, mas, como as mulheres agredidas não o denunciavam, as autoridades não o consideravam crime.
II- A entrevistada, na segunda resposta, descreve como o feminicídio ocorre, de pequenos fatos agressivos ao crime propriamente.
III- Na terceira resposta, é dada como solução a atuação da escola com programas especiais sobre direitos humanos e igualdade de gêneros.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I) O erro está em dizer que as autoridades não consideravam crime

    II) CERTA

    III) CERTA

    Gab. B

  • GABARITO: B.

     I- A resposta à primeira pergunta leva ao entendimento de que o feminicídio não é fato recente, mas, como as mulheres agredidas não o denunciavam, as autoridades não o consideravam crime. ERRADO: Já era fato antigo, porém, não tinha uma classificação para o crime, isto é, " O feminicídio passou a ser uma agravante em 2005, então a polícia levou um tempo para fazer o registro da forma correta". Linhas: 5-6.

    II- A entrevistada, na segunda resposta, descreve como o feminicídio ocorre, de pequenos fatos agressivos ao crime propriamente. CERTO: "Isso evolui para um esbarrão, tapa, soco e, em último caso, o feminicídio." Linhas: 9 -10.

    III- Na terceira resposta, é dada como solução a atuação da escola com programas especiais sobre direitos humanos e igualdade de gêneros. CERTO: "Enquanto as escolas não tiverem um programa para ensinar que todos temos os mesmos direitos e importância, não haverá evolução". Linhas: 14-15.

    "Faça das dificuldades sua motivação"

  •  I- A resposta à primeira pergunta leva ao entendimento de que o feminicídio não é fato recente, mas, como as mulheres agredidas não o denunciavam, as autoridades não o consideravam crime.

    Na minha opinião há dois erros na alternativa.

    O primeiro é dizer que as autoridades não consideravam tal fato crime. '' É um crime que existe desde sempre.''

    O segundo é dizer que as mulheres não denunciavam, há uma extrapolação na afirmativa.

    ''Há também o fato de as mulheres terem mais coragem de denunciar e de a imprensa''

    Ora, atualmente elas têm mais coragem, mas não significa que antes nenhuma delas denunciavam.

    -------------------------------------------------------------------------------

    II- A entrevistada, na segunda resposta, descreve como o feminicídio ocorre, de pequenos fatos agressivos ao crime propriamente.

    OK.

    ''A agressão vem em escala contínua. Os primeiros sinais ocorrem quando o companheiro sugere que a mulher não use determinada roupa... Isso evolui para um esbarrão, tapa, soco e, em último caso, o feminicídio.

    -------------------------------------------------------------------------------

    III- Na terceira resposta, é dada como solução a atuação da escola com programas especiais sobre direitos humanos e igualdade de gêneros.

    OK.

    escolas públicas e particulares passaram a dar aulas sobre igualdade de gênero e respeito ao próximo.

    Enquanto as escolas não tiverem um programa para ensinar que todos temos os mesmos direitos e importância, não haverá evolução...