SóProvas


ID
5492872
Banca
PM-MT
Órgão
PM-MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O art. 2º da Constituição Federal de 1988 prescreve:
“São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”.
Sobre o referido princípio constitucional da separação dos poderes, analise as assertivas.
I- O sentido da separação dos poderes consiste, em rigor, na divisão entre as funções típicas e atípicas do poder estatal, visto que o poder do Estado como tal é divisível.
II- No sistema de divisão dos poderes, inexiste qualquer hierarquia entre os respectivos órgãos e funções do poder estatal, todos operando na esfera de suas competências constitucionalmente estabelecidas.
III- A separação dos poderes é caracterizada pela atuação conjunta dos três Poderes direcionada à consecução dos objetivos constitucionais, sendo tal atuação juridicamente limitada por esferas de competências próprias e mecanismos de controle recíprocos.
IV- O princípio da separação dos poderes tem como objetivo o controle do poder pelo poder, o que se concretiza por um conjunto de técnicas, a citar o direito de veto do chefe do Poder Executivo, a aprovação pelo Legislativo do orçamento dos demais órgãos estatais e o controle judicial dos atos dos demais poderes.
Estão corretas as assertivas

Alternativas
Comentários
  • ELIMINEI A I

    SOBROU O GABARITO

    LETRA

    D

    II, III e IV, apenas.

  • I- ERRADA --> O poder é uno e indivisível o qual emana do povo, que o delega para República Federativa do Brasil. Os poderes da união são, na verdade, uma separação orgânica das funções essenciais do Estado.

    II, III e IV - CORRETAS.

  • Matheus Andrade , você está confundindo administração pública com militarismo e são igual óleo e água!

  • Matheus Andrade a questão se refere aos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário não há hierarquia entres eles nas suas funções típicas e atípicas.

  • Questão quis confundir o candidato ao dizer que não existe hierarquia. Realmente os poderes são independentes e harmonicos entre si. Não existe hierarquia entre o executivo, legislativo e judiciário.

  • Com efeito, consoante professa Dirley da Cunha Júnior:

  • < > GABARITO: D

    • PARA AJUDAR A FIXAR

    I- O sentido da separação dos poderes consiste, em rigor, na divisão entre as funções típicas e atípicas do poder estatal, visto que o poder do Estado como tal é divisível. (ERRADA)

    • PODER UNO E INDIVISÍVEL

    II- No sistema de divisão dos poderes, inexiste qualquer hierarquia entre os respectivos órgãos e funções do poder estatal, todos operando na esfera de suas competências constitucionalmente estabelecidas. (CERTA)

    • PODER EXECUTIVO --> FUNÇÃO TÍPICA: ATOS DE GOVERNO + ADM PÚBLICA
    • ATÍPICA: LEGISLATIVA
    • ATÍPICA: JUDICIAL

    • PODER LEGISLATIVO --> FUNÇÃO TÍPICA: LEGISLAR + FISCALIZAR
    • ATÍPICA: EXECUTIVA
    • ATÍPICA JUDICIAL

    • PODER JUDICIÁRIO --> FUNÇÃO TÍPICA: JULGAR CONFLITOS
    • ATÍPICA: EXECUTIVA
    • ATÍPICA: LEGISLATIVA

    III- A separação dos poderes é caracterizada pela atuação conjunta dos três Poderes direcionada à consecução dos objetivos constitucionais, sendo tal atuação juridicamente limitada por esferas de competências próprias e mecanismos de controle recíprocos. (CERTA)

    ATENÇÃO! PARA QUEM ESTUDA PARA BANCA CESPE

    TEM UMA QUESTÃO DO CESPE QUE A PALVRA LIMITADA TORNOU A QUESTÃO ERRADA. SEGUNDO ELA (BANCA) SERIA REGULAR APENAS

    QUASE CONSIDEREI ESSA lll COMO ERRADA, MAS AI LEMBREI QUE A BANCA CESPE É RETARD&& E ACERTEI O lll

    IV- O princípio da separação dos poderes tem como objetivo o controle do poder pelo poder, o que se concretiza por um conjunto de técnicas, a citar o direito de veto do chefe do Poder Executivo, a aprovação pelo Legislativo do orçamento dos demais órgãos estatais e o controle judicial dos atos dos demais poderes (CERTA)

    • FREIOS E CONTRA PESOS

    BOM ESTUDO

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca das teoria da separação de poderes.

    2) Base constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    3) Base doutrinária

    Em primeiro lugar, quanto à teoria da separação de poderes, sua origem, na Antiguidade, está na obra Política de Aristóteles, apenas mais tarde aprimorada por Montesquieu, no opúsculo O Espírito das Leis. Nesse sentido, leciona Pedro Lenza: “As primeiras bases teóricas para a 'tripartição de poderes' foram lançadas na Antiguidade grega por Aristóteles, em sua obra Política, através da qual o pensador vislumbrava que o poder era uno e indivisível, mas existiam três funções distintas exercidas pelo poder soberano [...]. Muito tempo depois, a teoria de Aristóteles seria aprimorada pela visão precursora do Estado liberal burguês desenvolvida por Montesquieu em seu O espírito das leis" (LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 12ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 291).

    Assim, Montesquieu, partindo dos pensamentos de Aristóteles e se contrapondo ao absolutismo, afirmou que as funções estatais estariam intimamente conectadas a três órgãos distintos, autônomos e independentes entre si.

    Logo, de acordo com a sua teoria, haveria, então, uma especialização funcional a qual cada Poder exercia uma função típica, inerente a sua natureza, e também funções atípicas ou extraordinárias. (LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. São Paulo: Saraiva. 2016)

    4) Análise dos itens e identificação da resposta

    I. ERRADO. O poder do Estado é uno e indivisível, o que existe é uma separação das funções.

    II. CERTO. Não há hierarquia entre os poderes. Na verdade, todos devem agir em harmonia, exercendo suas funções típicas e atípicas.

    III. CERTO. Na separação dos poderes, embora cada poder seja independente, eles devem estar em harmonia. Nesse sentido, existe o mecanismo de freios e contrapesos, o qual consiste em mecanismos de fiscalização e responsabilização recíproca dos poderes estatais.

    IV. CERTO. Cada poder exerce funções típicas, inerente a sua natureza, e também funções atípicas ou extraordinárias, como por exemplo o direito de veto do chefe do Executivo, o julgamento do Presidente por crime de responsabilidade pelo Legislativo.

    Resposta: D. II, III e IV, apenas.

    • PODER DO ESTADO ===>> UNO INDIVISÍVEL
    • No sistema de divisão dos poderes, inexiste qualquer hierarquia entre os respectivos órgãos e funções do poder estatal,
    • A separação dos poderes é caracterizada pela atuação conjunta dos três Poderes direcionada à consecução dos objetivos constitucionais, sendo tal atuação juridicamente limitada por esferas de competências próprias e mecanismos de controle recíprocos
    • O princípio da separação dos poderes tem como objetivo o controle do poder pelo poder

    direito de veto do chefe do Poder Executivo

    aprovação pelo Legislativo do orçamento dos demais órgãos estatais

    o controle judicial dos atos dos demais poderes

  • Grupo de Estudo para carreiras Policiais

    Quem Quiser me chama no whatsapp 041 87 9 9658 5302

    Grupo com focos para pessoas que querem realmente realizar os seus objetivos e serem Aprovados

    RESUMOS

    SIMULADOS

    QUESTOES