SóProvas


ID
5493613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à arquitetura de desenvolvimento de software, julgue o item a seguir. 

Em um diagrama de sequência da UML, um fragmento combinado com o operador de interação Alt apoia a representação de um fluxo alternativo de um caso de uso. 

Alternativas
Comentários
  • Operador de Interação: Alternativo (alt)

    Um operador de interação alternativo representa o equivalente lógico de uma instrução if-then-else. Somente uma das alternativas oferecidas é executada em qualquer transferência através da interação. No entanto, como para qualquer operando, o operando selecionado na estrutura alternativa é executado apenas se a condição de segurança atestar true. Se não houver segurança, o operando sempre será executado quando for selecionado. A cláusula else do fragmento alternativo combinado é executado quando nenhuma outra opção é selecionada.

    Fonte: https://www.ibm.com/docs/pt-br/radfws/9.6?topic=SSRTLW_9.6.0/com.ibm.xtools.sequence.doc/topics/rinteracoperate.html

  • Operadores de interação do diagrama de SEQUENCIA

    Alt – Abreviatura de Alternatives (Alternativas). Este operador de interação define que o fragmento combinado representa uma escolha entre dois ou mais comportamentos. Esse tipo de fragmento combinado costuma utilizar condições de guarda (texto entre colchetes que estabelece uma regra ou condição), também conhecidas como restrições de interação, para definir o teste a ser considerado na escolha de um dos comportamentos.

    Opt – Abreviatura de Option (Opção). Esse operador de interação determina que o fragmento combinado representa uma escolha de comportamento em que esse comportamento será ou não executado, não havendo uma escolha entre mais de um comportamento possível.

    Par – Abreviatura de Parallel (Paralelo). Esse operador de interação determina que o fragmento combinado representa uma execução paralela de dois ou mais comportamentos.

    Loop – Abreviatura de Looping (Laço). Esse operador de interação determina que o fragmento combinado representa um laço que poderá ser repetido diversas vezes.

    Break (Quebra) – Esse operador de interação indica uma “quebra” na execução normal do processo. É usado principalmente para modelar o tratamento de exceções

    Critical Region (Região Crítica) – esse operador de interação identifica uma operação atômica que não pode ser interrompida por outro processo até ser totalmente concluída.

    NEG, ASSERTION, IGNORE, SEQ, CONSIDER são outros operadores.

    Fonte: UML 2 uma abordagem pratica, guedes