SóProvas


ID
5493724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Capability Maturity Model Integration (CMMI) é uma abordagem de melhoria de processos que fornece às organizações elementos essenciais de processos eficazes. Quanto aos níveis de capacidade e maturidade do CMMI, julgue o item a seguir. 
Com base no modelo de modalidades de maturidade, uma organização pode priorizar as áreas de processos mais alinhadas com o seu negócio, de forma que sejam desenvolvidas as metas específicas de processos, já que vários processos de diferentes áreas poderão ser melhorados. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Capability Maturity Model (CMM ou Modelo de Maturidade em Capacitação), também conhecido como Software CMM (SW-CMM) pode ser definido como sendo uma soma de "melhores práticas" para diagnóstico e avaliação de maturidade do  em uma organização. "CMM" não deve ser entendido como sendo uma , pois o "CMM" não diz exatamente como fazer, mas sim o que deve ser feito (melhores práticas).

    Ele descreve os principais elementos de um processo de desenvolvimento de . O CMM descreve os estágios de maturidade por que passam as organizações enquanto evoluem no seu ciclo de desenvolvimento de software, através de avaliação contínua, identificação de problemas e ações corretivas, dentro de uma estratégia de melhoria dos . Este caminho de melhoria é definido por cinco níveis de maturidade:

    1. Inicial
    2. Repetitivo
    3. Definido
    4. Gerenciado Quantitativamente
    5. Em Otimização

    O CMM fornece às organizações orientação sobre como ganhar controle do processo de desenvolvimento de software e como evoluir para uma cultura de excelência na gestão de software. O objetivo principal nas transições através desses níveis de maturidade é a realização de um processo controlado e mensurado que tem como fundamento a melhoria contínua. A cada nível de maturidade corresponde um conjunto de práticas de software e de  específicas, denominadas áreas-chave do processo (KPAs - Key Process Areas). Estas devem ser implantadas para que a organização possa atingir o nível de maturidade desejado.

    Fonte:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Capability_Maturity_Model

  • Gabarito deveria ser ERRADo. Vacilação da CEBRASPE.

    A questão não está de acordo com o CMMI em sua versão 2.0, a prevista no edital. Nesta versão

    não existem mais "processos", mas sim “Áreas de Prática”.

    Outro erro é que, não existem "modalidades de maturidade" termo que não consta no CMMI 2.0. As representações Contínua e por Estágios deixaram de existir. Agora, de maneira mais simplificada, é possível realizar melhorias em áreas de prática individuais (aumentando a sua Capacidade) ou conjuntos de áreas de prática (aumentando Maturidade ).