SóProvas


ID
5493757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Internet of Things (IoT). 

Em aplicações IoT, podem-se utilizar em conjunto as tecnologias IPv6 Low Power Wireless Personal Area Network (6LoWPAN) e a Message Queue Telemetry Transport (MQTT) — a primeira permite que o IPv6 seja utilizado para rede de sensores sem fio, a segunda permite o envio de mensagens em situações de baixa largura de banda.

Alternativas
Comentários
  • Padrão CEBRASPE para disciplina de redes cada vez mais difícil.

    IEEE 802.15.4 é um padrão que especifica a camada física e efetua o controle de acesso para redes sem fio pessoais de baixas taxas de transmissão.

    O proposito do 6LOWPAN é exatamente o descrito na assertiva, uma vez que o objetivo dele é criar uma camada de adaptação entre o IEEE 802.15.4 e o IPv6.

    Já o O MQTT, é um protocolo de rede leve e flexível que oferece o equilíbrio ideal para os desenvolvedores de IoT.

    Bastava o candidato saber isso kk

    Assim, gabarito certo.

    Bjus pra tia Lea!

  • Internet das coisas. o que é???

    Como o próprio nome diz, é agregar, linkar, fazer comunicar entre si todos os objetos, coisas, na internet, na rede. De acordo com o livro de SHELBY Zach e BORMANN Carsten. (SHELBY..., 2009), podemos linkar smartphones, sensores pessoais, automação predial, logística, transporte, medidores de energia elétrica inteligente, infraestrutura de redes, etc.

    O que é 6LoWPAN?

    6LoWPAN. É um acrônimo para IPv6 over Low power Wireless Personal Area NetworK que é o baixo consumo de energia em redes wireless pessoal. É uma adaptação do protocolo IPv6 com o protocolo 802.15.4 (WPAN – Wireless Personal Area Network), nas camadas 1 (física), 2 (enlace) e 3 (rede), do modelo OSI, para redes wireless de curto alcance,pode ser implementado em sistemas embarcados – dispositivos fabricados para determinada função (por exemplo: smartphones, sensores pessoais, automação predial, logística, transporte, medidores de energia elétrica inteligentes, infraestrutura de redes, etc.) criando a IoT – Internet of Things (Internet das Coisas) ou a IoE – Internet of Everything, (Internet de todas as coisas) por estarem todos conectados entre si.

    MQTT: O QUE É?

    O Message Queuing Telemetry Transport ( MQTT) é um protocolo de rede leve e de assinatura de publicação que transporta mensagens entre dispositivos. O protocolo geralmente atropela o TCP/IP; no entanto, qualquer protocolo de rede que forneça conexões ordenadas, sem perdas e bidirecionais pode suportar o MQTT.

    fonte: UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONFIGURAÇÃO E GERENCIAMENTO DE SERVIDORES E EQUIPAMENTOS DE REDES( MINHAS PESQUISAS EM MATERIAIS DE MESTRADO e  site (IPv6.br..., 2014)

    segue uma explicação bem completa p vcs analisarem a questão.

    gabarito correto

    bons estudos.

    ´´Nunca vi algo selvagem ter pena de sim mesmo``

  • Marquei C com os olhos fechados

    Jesus

  • Parece que o final da questão inverteu os termos ou estou ficando louco kkk

  • 6LoWPAN (do inglês "IPv6 Low Power Wireless Personal Area Network") consiste na utilização do IPv6 a partir do padrão de redes Wireless 802.15.4 (redes WiFi pessoais/curto alcance), partindo do pressuposto de que os dispositivos da Internet devem possuir um IP - demanda que não poderia ser suprida pelo IP, considerando o crescimento vultoso da quantidade de dispositivos no mundo. Como a IoT visa a conexão entre diversos sistemas embarcados, tornou-se necessário utilizar o IPv6 para suprir a escassez de endereços IP, conjugando-o com as especificações do padrão 802.15.4, a fim viabilizar conexões WiFi de curto alcance com baixo consumo de energia.

    MQTT (ou, em inglês, "Message Queue Telemetry Transport") é um protocolo utilizado para comunicação entre dispositivos diversos, utilizando especificações do TCP/IP. Segue o modelo M2M (comunicação "Machine-to-Machine"), máquina para máquina, e funciona a partir do esquema de "Publisher-Subscriber". De fato, é especialmente útil em aplicações IoT - pois demanda baixa largura de banda, típica de dispositivos com especificações de hardware mais limitados.

    Portanto,

    Gabarito: item CERTO.

    Fonte: tecconcursos