SóProvas


ID
5493784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito da virtualização de servidores, julgue o próximo item.

 A ferramenta Xen utiliza dois computadores: um para hospedar as máquinas virtuais, e outro para executar a ferramenta de administração das máquinas.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Depois que instala o xen/proxmox/esxi/outro ele exige que você acesse por outro dispositivo o IP configurado no servidor para realizar a administração das maquinas virtuais.

  • Errado é o gabarito que deveria ser.

    Todos os elementos da arquitetura Xen (Dom0,hypervisor e máquinas convidadas) podem resistir na mesma máquina.

    “A Arquitetura Xen

    O Xen é o hipervisor do tipo 1: ele é executado diretamente no hardware, tudo o mais no sistema é executado como uma máquina virtual em cima do Xen, incluindo Dom0, a primeira máquina virtual. Dom0 é criado pelo Xen, é privilegiado e comanda os dispositivos na plataforma. O Xen virtualiza CPU, memória, interrupções e temporizadores, fornecendo às máquinas virtuais uma ou mais CPUs virtuais, uma fração da memória do sistema, um controlador de interrupção virtual e um temporizador virtual. O Xen atribui dispositivos como controladores SATA e placas de rede ao Dom0, cuidando do remapeamento de regiões MMIO e IRQs. Dom0 (normalmente Linux, mas também pode ser FreeBSD ou outros sistemas operacionais) executa os mesmos drivers de dispositivo para esses dispositivos que estariam usando em uma execução nativa. Dom0 também executa um conjunto de drivers chamados back-ends paravirtualizados para dar acesso ao disco, rede, etc, para outras máquinas virtuais sem privilégios. O sistema operacional em execução como DomU (convidado sem privilégios na terminologia Xen) obtém acesso a um conjunto de dispositivos virtuais genéricos executando os drivers front-end paravirtualizados correspondentes. Um único back-end atende a vários front-ends. Um par de drivers paravirtualizados existe para todas as classes mais comuns de dispositivos: disco, rede, console, framebuffer, mouse, teclado, etc. Eles geralmente residem no kernel do sistema operacional, ou seja, Linux. Alguns back-ends de PV também podem ser executados no espaço do usuário no QEMU. Os front-ends se conectam aos back-ends usando um protocolo de anel simples em uma página compartilhada na memória. O Xen fornece todas as ferramentas para descoberta e configuração da comunicação inicial. O Xen também fornece um mecanismo para que o front-end e o back-end compartilhem páginas adicionais e se notifiquem por meio de interrupções de software. ”

    https://wiki.xenproject.org/wiki/Xen_ARM_with_Virtualization_Extensions_whitepaper