SóProvas


ID
5494372
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Santa Maria - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 12.527/2011 - Lei de Acesso a Informações, os prazos máximos de restrição de acesso à informação ultrassecreta vigoram a partir da data de sua produção, pelo tempo de:

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra C.

    Art. 24 - § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; <---------------- Aqui é caso da questão.

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e

    III - reservada: 5 (cinco) anos.

    Fonte: 12.527/2011. ✍❤️

  • Lembrando que a regra são 25 anos, a exceção são os 50 anos

  • Do menor para o maior:

    Reservada: 5 anos

    (+ 10)

    Secreta: 15 anos

    (+ 10)

    Ultrassecreta: 25 anos

  • A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:

    A) Incorreta - 5 anos.



    O Art. 24, §1º, da Lei nº 12.527/2011 , dispõe que “A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada . § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação , conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: I - ULTRASSECRETA: 25 (VINTE E CINCO) ANOS ; II - secreta: 15 (quinze) anos; e III - reservada: 5 (cinco) anos". Observe que o prazo máximo de restrição de acesso à informação ultrassecreta é de vinte e cinco anos. Cinco anos é para a informação reservada.


    B) Incorreta - 15 anos.



    O Art. 24, §1º, da Lei nº 12.527/2011 , dispõe que “A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada . § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação , conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: I - ULTRASSECRETA: 25 (VINTE E CINCO) ANOS ; II - secreta: 15 (quinze) anos; e III - reservada: 5 (cinco) anos". Observe que o prazo máximo de restrição de acesso à informação ultrassecreta é de vinte e cinco anos. Quinze anos é para a informação secreta.


    C) Correta - 25 anos.



    O Art. 24, §1º, da Lei nº 12.527/2011 , dispõe que “A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada . § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação , conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: I - ULTRASSECRETA: 25 (VINTE E CINCO) ANOS ; II - secreta: 15 (quinze) anos; e III - reservada: 5 (cinco) anos". Observe que o prazo máximo de restrição de acesso à informação ultrassecreta é de vinte e cinco anos. Sendo assim, encontramos o nosso gabarito!


    D) Incorreta - 30 anos.



    O Art. 24, §1º, da Lei nº 12.527/2011 , dispõe que “A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada . § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação , conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: I - ULTRASSECRETA: 25 (VINTE E CINCO) ANOS ; II - secreta: 15 (quinze) anos; e III - reservada: 5 (cinco) anos". Observe que o prazo máximo de restrição de acesso à informação ultrassecreta é de vinte e cinco anos. Não existe o prazo de trinta anos na lei.


    E) Incorreta - 50 anos.



    O Art. 24, §1º, da Lei nº 12.527/2011 , dispõe que “A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada . § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação , conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: I - ULTRASSECRETA: 25 (VINTE E CINCO) ANOS ; II - secreta: 15 (quinze) anos; e III - reservada: 5 (cinco) anos". Observe que o prazo máximo de restrição de acesso à informação ultrassecreta é de vinte e cinco anos. Não existe o prazo de cinquenta anos na lei.


    Resposta: C


  • Gab.: C

    Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

    § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e

    III - reservada: 5 (cinco) anos.

    Fonte: 12.527/2011.