SóProvas


ID
5494432
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Venâncio Aires - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Acordar uma hora mais cedo pode reduzir o risco de depressão em 23%, sugere estudo


    Se você é daquelas pessoas que não têm hora para dormir – ou que, com trabalho e estudos on-line, a um clique de distância, desencanou de acordar cedo –, talvez seja bom revisar sua rotina de sono. Um novo estudo descobriu que levantar da cama apenas uma hora antes que o habitual pode reduzir o risco de depressão em 23%.

    A pesquisa, realizada por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder, e do Instituto Broad, de Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), conseguiu sólidas evidências de que o cronotipo influencia no risco de depressão. Ela também está entre as primeiras pesquisas a quantificar as mudanças necessárias nos horários de dormir e despertar para trazer melhorias _____ saúde mental.

    Cronotipo é o que se costuma chamar de “relógio biológico” – a sincronização dos nossos ritmos circadianos. É que o nosso cérebro produz alguns hormônios essenciais para o funcionamento do corpo dependendo da exposição _____ luz solar, como a melatonina, responsável por induzir o sono. É por isso que algumas pessoas são mais dispostas de dia e outras _____ noite: elas têm cronotipos diferentes. 

    Estudos anteriores já mostraram que quem demora a ir para (e sair da) cama tem duas vezes mais possibilidade de sofrer de depressão do que aqueles que despertam no comecinho do dia, independentemente das horas dormidas.

    Segundo a pesquisa, pessoas com predisposições genéticas para acordar mais cedo têm menor risco de sofrer com a depressão. Além disso, quanto mais cedo se deita para dormir, menor o risco de apresentar a doença. Eles estimaram que, se uma pessoa for dormir uma hora mais cedo que o habitual, há 23% menos risco de depressão; se antecipar o sono em duas horas, a redução pode chegar a 40%.

    Por enquanto, ainda não está claro o que pode explicar esse efeito, mas algumas pesquisas sugerem que acordar mais cedo faz com que a pessoa obtenha maior exposição _____ raios solares, o que influenciaria positivamente o humor. Outra causa possível é que os matutinos estão de acordo com os horários estabelecidos socialmente, enquanto a galera “da noite” pode se sentir em constante desalinhamento com o restante das pessoas.


(Site: Abril - adaptado.)

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa E

    Solicita-se indicação do correto emprego da crase. As passagens estão transcritas abaixo:

    "...para trazer melhorias à saúde mental." - A crase é marcada em decorrência da regência da forma verbal "trazer", somada ao termo nominal "melhorias", e da presença de artigo que antecede "saúde mental".

    "...da exposição à luz solar..." - A crase é marcada em decorrência da regência do termo nominal "exposição" e do artigo que antecede "luz solar".

    "...algumas pessoas são mais dispostas de dia e outras à noite..." - A crase é marcada em razão da natureza adverbial da construção "à noite".

    "...obtenha maior exposição a raios solares..." - O termo destacado é apenas preposição que ocorre em razão da regência do termo nominal "exposição". Não há artigo anteposto ao termo masculino "raios solares".

  • GABARITO: E.

    Para ter crase tem que ter preposição (Objeto Indireto - Complemento Nominal- Adjunto Adverbial - Adjunto Adnominal).

    Nunca crase

     Diante de verbo.

     Palavras masculinas.

     Palavras repetidas.

    Depois de preposição.

    Não há crase quando um ‘a’ no singular precede um nome no plural. (preposição)

    Expressões fixas idiomáticas com palavras repetidas (ano a ano, mês a mês, cara a cara, frente a frente, não admitem crase, pois só têm preposição, não há artigo.

    Uso Facultativo

    1 - Antes de pronome possessivo feminino adjetivo. ( Sem mudança de sentido)

    2 - Antes de nomes femininos.

    3 - Depois da palavra "Até".

    4- Antes de pronomes ( Dona, Senhora, senhorita).

    5 - Diante de nome de pessoa feminino.

  • RESPOSTA E

    USEI A REGRA MAIS FÁCIL, SEMPRE TEM CRASE ANTES DE PALAVRA FEMININA.

  • Nem sempre tem crase antes de substantivo feminino!